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Escolha as comunicações acertadas para a sua empresa

Especializada em viagens empresariais, a BCD Travel decidiu, em 2005, apostar numa solução de mobilidade na escolha dos serviços de telecomunicações, já que havia necessidade de trocas de dados constantes, informações...

21 de Maio de 2009 às 14:26
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Fornecedores e soluções de comunicações para a sua empresa é o que não falta no mercado. Na hora de escolher, torna-se difícil acertar. Conheça três casos reais e como resolveram a situação de acordo com as necessidades identificadas.

Especializada em viagens empresariais, a BCD Travel decidiu, em 2005, apostar numa solução de mobilidade na escolha dos serviços de telecomunicações, já que havia necessidade de trocas de dados constantes, informações actualizadas e consulta de "e-mail" em tempo real. Prestar um serviço de melhor qualidade aos seus clientes e fazê-lo de forma a reduzir ao máximo os custos operacionais eram os principais objectivos. A escolha acabou por recair na solução Blackberry, da operadora Vodafone, um produto que permite o acesso remoto ao "e-mail" da empresa.

"Avançámos com dois terminais e, passado um mês, já todos os cargos de direcção tinham terminais BlackBerry", refere Rui Figueiredo, director da agência. Se, no princípio, os BlackBerry eram apenas utilizados pelos colaboradores que viajavam mais para o estrangeiro, a empresa cedo percebeu que todos poderiam beneficiar com este serviço. Actualmente, na BCD Travel todos os quadros médios e superiores utilizam um Blackberry da Vodafone.

No total, 20 por cento da estrutura de cerca de 100 pessoas afectas à BCD Travel em Portugal usa a solução. "O primeiro requisito tem a ver com qualquer pessoa que viaje muito; o segundo requisito relaciona-se com qualquer pessoa que, pelo tipo de função que desempenha, tenha de estar contactável a qualquer hora e em qualquer lugar", salienta Rui Figueiredo.

Os "tempos mortos" são aproveitados para consultar o "e-mail", rever a agenda ou organizar uma reunião, poupando o tempo que habitualmente é usado para estas tarefas quando se chega à empresa. "Esta solução dá-nos alguma tranquilidade, porque sabemos que em qualquer altura - mesmo de férias - podemos dar uma espreitadela à nossa 'mail box'".

Objectivos idênticos de melhoria do serviço ao cliente, mas numa opção diferente, levaram a Servilusa, uma empresa de serviços funerários, a escolher a solução OfficeBox, da TMN, uma oferta integrada que junta serviços - voz fixa, voz móvel, Internet fixa, Internet móvel - e equipamentos de voz e dados.

Objectivo: atendimento rápido
"A actividade da Servilusa é muito sensível e depende em muito do contacto telefónico. Quem necessita dos serviços da empresa espera um atendimento rápido, personalizado e profissional, não fica a aguardar quando não consegue estabelecer contacto", explica Paulo Carreira, director comercial. Tendo em conta que cerca de 70% dos clientes contactam esta empresa através do telefone, facilmente se compreende a importância que as comunicações assumem para o negócio.




Solução usada

Office BOX, um pacote de serviços e equipamentos de voz e dados para empresas que junta voz fixa, voz móvel, Internet fixa, Internet móvel e, ainda, um conjunto de serviços "web" grátis.

Apresentando uma oferta até oito postos de trabalho, este pacote integrado de soluções contém todos os equipamentos necessários para cada um dos serviços, nomeadamente, computadores (ultra-portáteis, portáteis ou "desktops"), com "Windows Vista Business" e "Office Ready" incluídos.






Paulo Carreira
Director comercial da Servilusa

Perfil Servilusa
A Servilusa é detida
a 100% pela empresa de serviços funerários Mémora, cujo capital, por sua vez, é detido na totalidade pelo ES 3i Group, S.L. Em Portugal, a Servilusa tem 54 lojas e mais de 300 funcionários. Realiza cerca de 5.500 serviços funerários por ano.




A Servilusa dispõe de mais de 50 lojas em todo o país e de um "call center" que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. Para além do "Número Nacional Grátis", todos os números de telefone das diversas lojas estão reencaminhados, de forma a que o cliente seja atendido por um operador especializado do centro de atendimento. De resto, toda a rede comercial e operacional, que conta com mais de 60 técnicos comerciais e mais de cem veículos, está contactável por equipamentos móveis. Actualmente, toda a rede fixa da Servilusa está em processo de portabilidade para a TMN, com o objectivo de dar uma maior flexibilidade à estrutura e diminuir custos.

Outro projecto em fase final é a informatização da equipa de vendas. "A actividade funerária é muito burocrática e envolve diversas entidades. Ao ser informatizada, torna-se mais ágil e eficiente, possibilitando ao técnico comercial estar equipado com computador, 'scanner', impressora portátil e uma placa de banda larga, equipamentos que lhe permitem efectuar todos os procedimentos funerários directamente da casa do cliente", explica o director comercial.

Paulo Carreira conta que, antes de 2003, a inovação era muito restrita e, ao nível das comunicações, cada agência funerária limitava-se por si a reencaminhar o telefone fixo para um móvel durante a noite e aos fins-de-semana. "A informatização das empresas era quase inexistente, portanto não havia a percepção da necessidade de contacto quer móvel quer ao nível de comunicação de dados".




Solução usada

A opção foi a edgeBox, um produto da Critical Links. Integra diversos serviços de TI e de comunicações integradas, entre os quais, um IP-PBX e VoIP "gateway", "router", "security appliance", gestão de largura de banda (QoS), armazenamento, WiFI, entre outros, podendo ser monitorizada remotamente com recurso a um "browser" simples.

Recentemente, a solução passou a oferecer novas modalidades de aquisição, que situam o investimento inicial a partir dos 1.450 euros, com direito a assistência técnica por um ano.









José Esteves
Director de soluções e suporte da Unitelco

Perfil Unitelco

A Unitelco é uma empresa que se posiciona no mercado das telecomunicações como um integrador de sistemas, disponibilizando serviços transversais nas suas diversas áreas de actuação, tendo em vista o fornecimento de soluções "chave na mão".




Num investimento adicional, a Unitelco, uma consultora e integradora de soluções tecnológicas para a área das telecomunicações, decidiu apostar num sistema de gestão para as suas próprias comunicações. O mês de Março de 2008, altura em que a empresa mudou de instalações, foi o momento escolhido para a aquisição.

Novo edifício, nova solução
"A necessidade foi criada com a mudança para o novo edifício. O sistema que mantínhamos era limitado, em termos de crescimento, e dependíamos de terceiros para adicionar novos utilizadores e novas extensões, o que trazia também custos adicionais ao abrigo de contractos de manutenção", explica José Esteves, director de soluções e suporte.

Escalabilidade, manutenção "in-house" e autonomia foram as características exigidas na escolha nova solução. "Sendo a Unitelco uma empresa com sede em Pinhal Novo e com escritórios noutras zonas de Portugal, Canadá e PALOP, a solução da Critical Links veio aproximar todos os colaboradores, pois todos passaram a utilizar as ferramentas disponibilizadas na intranet Unitelco".

Os custos de comunicação de voz também baixaram consideravelmente, já que, sendo usados os serviços de VPN, as chamadas passaram a ser "internas".




Solução usada

BlackBerry, da Vodafone, uma solução que integra directamente com o servidor da empresa permitindo acesso ao "e-mail", contactos e agenda, e que pode ser configurado para aceder remotamente à intranet e restantes aplicações empresariais. O serviço está disponível em duas vertentes, o BlackBerry Pessoal/Profissional, que permite reencaminhar para o dispositivo até 10 contas de correio POP3, IMAP4 e Web, e o BlackBerry Empresarial, que possibilita o reencaminhamento de todas as contas da empresa para os telemóveis.

Rui Figueiredo
Director "Southern Europe", da BCD Travel

Perfil BCD Travel
A BCD TRavel é uma agência especializada em viagens empresariais. Com sedes espalhadas em diversos países, em Portugal, a BCD Travel opera com cerca de uma centena de colaboradores. O total de colaboradores espalhados pelo mundo ronda os 14 mil.





Um dos aspectos que, na opinião de José Esteves, mais diferenciou a oferta edgeBOX da Critical Links face à concorrência, foi a possibilidade oferecida aos clientes de testarem o equipamento durante 30 dias antes de o comprarem, numa modalidade chamada "Try&Buy". "Desta forma, pudemos atestar da qualidade da solução oferecida e validarmos a sua complexidade", faz questão de salientar o director de soluções e suporte da Unitelco.

Custo de aquisição, escalabilidade e as poupanças conseguidas são alguns dos factores que deve ponderar na hora de escolher a solução de comunicações mais acertada para a sua empresa.
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