Notícia
Apoios públicos para jovens
Onde encontrar apoios para a criação de empresas.
27 de Outubro de 2011 às 21:00
![](http://www.jornaldenegocios.pt/images/2011_10/franciscomadelino_apoiospublicos_not.jpg)
O PAECPE apoia a criação de empresas de pequena dimensão, através de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro, e o próprio emprego, através das prestações de desemprego. Estas linhas também se aplicam aos jovens à procura do primeiro emprego ou a trabalhadores independentes que, no último ano da actividade, tenham tido retribuições abaixo do salário mínimo.
"Algumas comunidades intermunicipais, com a ajuda do IAPMEI, também estão a lançar redes de apoio local, para ajudarem os jovens em todas as fases críticas do ciclo empreendedor e durante os primeiros tempos de vida das empresas", explica Francisco Pegado, quadro do IAPMEI - Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas e Inovação. Podem dirigir-se ao instituto ou à comunidade intermunicipal da área onde querem fazer o investimento.
"Na actual conjuntura de crise, o Estado deve continuar a apoiar o empreendedorismo, sobretudo em sectores de bens transaccionáveis e que permitam aumentar as exportações ou substituir as importações", diz Francisco Balsemão. Esse apoio deve traduzir-se em programas específicos de incentivo, linhas de crédito bonificado, fundos públicos de capital de risco, benefícios fiscais em sede de IRC, aplicação eficiente do QREN na actividade empresarial e no reforço dos seguros de crédito comercial.