Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses querem ajuda de Bruxelas para andar sobre a água

De 150 projectos apresentados à Representação da Comissão Europeia, 16 chegaram à fase final. A 9 de Maio são conhecidos os dois vencedores que receberão cinco mil euros cada. A Walk on Water está entre os finalistas.

21 de Abril de 2016 às 13:02
  • 1
  • ...

Dezasseis projectos inovadores com origem em Portugal, entre os quais "engenhos que permitem andar sobre a água", estão a concurso até ao próximo dia 9 de Maio à procura de obter financiamento comunitário para saírem do papel.


De acordo com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, que lançou a terceira edição do "Elevator Pitch – Ideias Que Marcam" no início do ano, foram apresentadas cerca de 150 ideias de negócio, de que resultaram as 16 (cerca de 10% do total) que são agora candidatas a receberem os prémios finais. As duas ideias vencedoras receberão cinco mil euros cada.


A Representação da Comissão Europeia não dá detalhes sobre os projectos a concurso, mas refere que entre os finalistas está ainda uma ideia de negócio que "propõe juntar o design à funcionalidade de produtos sanitários e uma app que visa aumentar a segurança na prática de desporto".


Contudo, de acordo com o blogue do Elevator Pitch, o engenho que permite "andar e flutuar na água" designa-se Walk on Water (na sigla WOW) e junta os empreendedores Angel Ivanof, Paulo Rocha e José Carvalho na criação de um produto, "à base de skis/flutuadores, para deslizar sobre a água com fins desportivos".


Já o Dynamic Flow, desenvolvido pela equipa de Cristóvão Oliveira, é um sistema electrónico que permite poupar cerca de sete litros de água a cada duche e a Sweatup, de João Cunha e Inês Maia, consiste numa aplicação que "gera alertas sobre más posturas nos exercícios físicos para prevenir lesões musculares".


Os restantes projectos ali referidos incluem ainda uma bio-refinaria que produz uma microalga para cosméticos, o gelado brasileiro Zé Picolé (que quer combater o desemprego de longa duração), um rádio para crianças e uma linha de saboaria e cosméticos com produtos dos Açores.


Os nomes de todos os finalistas podem ser consultados aqui.


Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de Maio, Dia da Europa, na Bolsa do Empreendedorismo, que decorrerá no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Além do comissário europeu Carlos Moedas, estará presente o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.

Ver comentários
Saber mais mar desporto Portugal Bruxelas concurso PME inovação ideias água andar prémio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio