Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apagão da televisão analógica no Cacém já aconteceu (act.)

Depois de Alenquer, hoje foi a vez de o Cacém passar a ter apenas o sinal digital para os canais generalistas.

16 de Junho de 2011 às 11:37
  • ...
O retransmissor do Cacém, que emitia o sinal analógico de televisão para oito freguesias do concelho de Sintra, foi desligado perto das 11h30, o que significa que cerca de 60 mil famílias passaram a ter apenas disponível o sinal digital para ver os quatro canais generalistas: RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Esta é a segunda área piloto a ter o sinal analógico desligado. A primeira foi Alenquer, no passado mês de Maio.

"Este é um piloto numa das zonas mais urbanas do território português", salientou Fernando Seara, presidente da Câmara Municipal de Sintra, salientando que o seu concelho "é um dos mais expressivos em termos de multiculturalidade".

Amado da Silva, presidente da Anacom, salientou, na cerimónia de desligamento do sinal analógico do Cacém, que a acção de hoje "não é uma inauguração". Aliás, referiu-se ao evento como "um não acontecimento", já que, diz, "é um ensaio". E tal como fez em Alenquer, Amado da Silva agradeceu ao concelho de Sintra por se ter prontificado a ser uma zona piloto, "cobaia" no processo que irá culminar em Abril de 2012 com o desligamento do sinal analógico em todo o território. "É qualquer coisa que a sociedade portuguesa vos vai ficar a dever".

Hoje o desligamento do retransmissor do Cacém abrangeu oito freguesias do concelho de Sintra - Agualva, Cacém, Belas, Massamá, Mira-Sintra, Rio de Mouro, São Marcos e São Pedro de Penaferrim. A próxima área piloto será Nazaré, em Outubro.

Ver comentários
Saber mais televisão analógica sinal digital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio