Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Guia essencial para a mudança na televisão digital

A Portugal Telecom vai hoje desligar o sinal analógico do retransmissor televisivo que serve a vila de Alenquer, a primeira localidade do país a ver a Televisão Digital Terrestre (TDT). Veja aqui o que vai mudar.

12 de Maio de 2011 às 10:43
  • ...
Quem deve estar preocupado com a migração da televisão analógica para a digital?
Todas as pessoas que não subscrevam um serviço de televisão pago à Zon, PT (meo), Optimus, Ar Telecom, Vodafone ou Cabovisão, ou seja, as pessoas que em sua casa têm televisores que só recebam quatro canais (RTP1, RTP2, SIC e TVI), através da antena. No entanto, quem tem televisão por subscrição, se um dia desligar esse serviço, tem de se adaptar também à televisão digital.

qual é a diferença entre o sinal analógico e o digital?
O sinal digital tem melhor qualidade de imagem e de som. Para quem vê televisão, é a principal diferença. Por outro lado, pode ter-se alguns serviços adicionais consoante o descodificador ("box") que se adquira para mudar para digital.

Quem vai mudar para digital?
O País todo vai mudar. É uma condição comunitária. No entanto, a Anacom traçou um calendário progressivo de mudança do sinal analógico para o digital. Hoje será o primeiro teste, com parte do concelho de Alenquer a migrar. Dia 16 de Junho será a vez do Cacém e a 13 de Outubro Nazaré. A 12 de Janeiro de 2012 será a migração na faixa litoral do território Continental. A 22 de Março de 2012 nos Açores e na Madeira. E a 26 de Abril no resto do território.

Como saber se o televisor que tenho serve?
Se for um aparelho com mais de dois anos, não deverá estar preparado. Se tiver menos pode estar se for compatível com a norma Mpeg4, podendo verificar-se nos manuais que acompanham os equipamentos ou junto do revendedor.

O que fazer se televisor não for compatível?
Para os aparelhos que não estejam preparados, há que comprar um descodificador ("set top box"), que, segundo a Anacom, há nas lojas que vendem electrodomésticos e electrónica a partir de 40 euros. Esse descodificador será ligado à ficha da antena e ao televisor. Cada televisão tem de ter uma "box".

Há subsídios para a compra dos descodificadores?
Sim, para algumas tipologias de consumidores. Reformados e pensionistas com rendimento inferior a 500 euros mensais, os titulares de rendimento social de inserção ou portadores de deficiência com grau igual ou superior a 60% e instituições de carácter social, podem pedir o subsídio que vai até 50% do valor do descodificador, até ao máximo de 22 euros. Há que ter, para beneficiar do subsídio, a factura de compra do descodificador.

É preciso mudar a antena?
Pode ser preciso mudar a antena ou redireccioná-la, mas a Anacom acredita que a maior parte das antenas servirão para o digital.

Não tinha boa captação, com o digital vai melhorar?
Pode melhorar porque o desenho da rede de transmissão foi alterado, mas não é certo. Há 13% da população que só vai receber as emissões digitais através de satélite, e aí terá de contactar a PT.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio