Notícia
Virgílio Castelo reforça aposta da SIC na ficção nacional
Virgílio Castelo vai reforçar a estrutura da direcção de programas da SIC. O actor, encenador e produtor assumirá nas próximas semanas o cargo de consultor para a ficção nacional da estação de Carnaxide, reportando directamente ao director de programas, N
Virgílio Castelo vai reforçar a estrutura da direcção de programas da SIC. O actor, encenador e produtor assumirá nas próximas semanas o cargo de consultor para a ficção nacional da estação de Carnaxide, reportando directamente ao director de programas, Nuno Santos.
Segundo informações avançadas por fonte oficial do canal da Impresa, a contratação de Virgílio Castelo tem por base o objectivo de "optimizar a aposta do canal na área da ficção portuguesa". Nomeadamente ao nível da coordenação entre a direcção de programas da SIC e a direcção da Terra do Nunca Produções (TDN), estrutura de produção criada em Julho de 2007 e actualmente liderada por Teresa Guilherme (ver caixa).
Entre as funções que lhe serão atribuídas no posto de consultor para a área de ficção nacional, Virgílio Castelo terá a seu cargo a escolha e elaboração de argumentos originais ou adaptados, a selecção de formatos a desenvolver e a escolha dos elencos que protagonizarão as futuras produções próprias da estação. Em cima da mesa estará ainda a possibilidade de Virgílio Castelo constituir-se como uma das "caras SIC", tanto ao nível da apresentação de programas, como no que respeita à sua participação em séries ou novelas da estação.
Embora a contratação de Virgílio Castelo possa ser interpretada como um esvaziar das funções até agora desempenhadas por Teresa Guilherme na estrutura de produção nacional da SIC, a mesma fonte do canal garante que não está, neste momento, prevista qualquer substituição na liderança da TDN. "Vão trabalhar em conjunto: caberá ao Virgílio Castelo coordenar tudo o que esteja relacionado com o universo de ficção nacional, mas a Teresa Guilherme mantém-se como responsável da produtora", explica a fonte da SIC.
A nomeação de Virgílio Castelo como consultor da direcção de programas representa um novo fôlego na "aposta estratégica" que a SIC assumiu no último ano ao nível da produção nacional.
Uma opção que traduz não apenas o crescente peso que os formatos de produção nacional têm assumido nas preferências dos telespectadores portugueses, mas também a necessidade das estações deterem os direitos sobre estes conteúdos, de forma a poderem rentabilizá-los numa lógica multiplataforma.
Recorde-se que além de actor, encenador e director de actores, Virgílio Castelo também já assumiu o cargo de director-geral da NBP entre 1997 e 2001. Uma experiência que o levou a ficar ligado à forte aproximação entre esta empresa e a TVI ao nível da produção de séries e telenovelas.