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Tiago Cortez: A GoWi-Fi usa o digital para "interagir com pessoas no mundo real"

Para as pessoas a GoWi-Fi é uma rede de Wi-Fi gratuita. Para as empresas é uma forma diferente e certeira de fazer marketing e comunicar com os consumidores , explica Tiago Cortez, CEO da empresa, em entrevista.

Bruno Simão/Negócios
16 de Maio de 2017 às 19:30
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O que é a GoWi-fi, quando nasceu e como funciona?

A GoWi-Fi nasceu em 2014 como um projecto de Investigação e Desenvolvimento dentro de um dos maiores grupos em tecnologia Wireless em Portugal (grupo Wavecom) e entretanto autonomizou-se. Entraram novos accionistas e criámos a empresa em Dezembro de 2015. Basicamente, o GoWi-Fi funciona em dois níveis. Para as pessoas é uma rede gratuita de Wi-Fi a nível nacional em que o utilizador se regista num primeiro momento num dos locais com o nosso serviço.

A partir daí está sempre conectado quando volta a entrar num outro local parceiro do GoWi-Fi. Somos a solução em cidades, grandes operadores de transportes públicos, shoppings, lojas, restaurantes e vários tipos de negócios. Para as empresas, somos uma plataforma de marketing digital para interagir com pessoas no mundo real, ou seja de acordo com a sua localização. E isto é algo que poucas empresas no mundo conseguem garantir. Para dar um exemplo. A Worten do Colombo consegue comunicar com um potencial cliente quando ele entra no Colombo e isto em termos de comunicação é fantástico e resolve um dos célebres problemas da publicidade - «Eu sei que 50% da publicidade que faço é desperdício, mas não sei quais são esses 50%. 

A nossa tecnologia veio trazer inteligência em redes Wi-Fi que permite a locais rentabilizar o investimento em Wi-Fi. De outra forma quem oferece Wi-Fi não conhece quem usou, quantas vezes, quanto tempo e isso é um desperdício.  

Quais as vantagens para as empresas ao integrarem esta plataforma?

Tipicamente, qualquer negócio, ou local de frequência de pessoas, oferece Wi-Fi. Os custos de investimento e de operação são muito altos para não se retirar praticamente qualquer benefício. A vantagem do GoWi-Fi é conseguir saber quem usa o Wifi e dar a possibilidade de voltar a comunicar com essas pessoas. Voltando aos exemplo, se eu sou um cliente que costumo ir ao Burger King e uso o Wi-Fi, então eu tenho interesse em receber promoções da marca e a marca tem interesse em comunicar comigo, quando estou em casa ou perto do Burger King e isto é uma grande vantagem para quem quer comunicar eliminando desperdício e aumentando a eficiência.

Quantas empresas e/ou marcas já usam esta plataforma?

Largas dezenas, em praticamente todos os sectores de actividade. Em dimensão trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais e internacionais até alguns negócios de proximidade. Temos vindo a testar em várias situações e com resultados muito interessantes. Não entrando no nome das empresas porque são mesmo muitas temos excelentes clientes na área da restauração, bebidas, saúde, automóvel, área financeira, e de certeza que me estou a esquecer de alguns. Estamos sempre a melhorar. É isso que se exige a uma start-up. Crescer e aprender com os erros de crescimento.  


Como é que medem a eficácia do uso desta plataforma?

Pelo número de pessoas que entraram no local de consumo depois de terem sido impactadas pela mensagem. Em alguns casos é possível saber quanto consumiram na loja depois receberem uma mensagem. O outro ponto muito forte desta solução é que quem comunica apenas paga no caso da pessoa dentro do seu target de comunicação tiver sido impactada. Somos uma espécie de Google, mas acrescentado a geolocalização.  

 

E quais as vantagens para os consumidores?

Em primeiro lugar beneficiam de um serviço Wi-Fi de qualidade que é gratuito para qualquer utilizador. Mas acima de tudo estamos a conseguir trazer marcas a dar benefícios únicos e exclusivos em função do target com quem estão a comunicar. Graças ao GoWi-Fi, os nossos utilizadores já beneficiaram de grandes descontos em combustíveis, marcas de topo de vestuário, alimentação entre vários outros sectores. Normalmente também nos associamos a eventos onde as pessoas passam muito tempo e tipicamente gostam de estar ligadas, como é o exemplo da Feira do Livro, concertos e vários outros tipos de eventos.

 

Quantos já têm registado?

Passámos recentemente os 325 mil, mas o ritmo de crescimento tem sido muito elevado nestes últimos meses. Por isso acreditamos perfeitamente que vamos passar o meio milhão de utilizadores únicos antes do final do ano. 


Qual é o modelo de negócio que está subjacente à GoWi-fi?

Tipicamente cobramos uma mensalidade muito baixa para aceder à plataforma e poder juntar a rede Wi-Fi existente ao modelo GoWi-Fi. O nosso modelo vem essencialmente da utilização da plataforma de mensagens. Também é possível a marcas que não têm espaços físicos interagir com a nossa comunidade, tal como já fazem com o Google ou o Facebook. Este ano estabelecemos também uma parceria com a Cofina que é quem comercializa as nossas soluções de comunicação publicitárias e que viu em nós uma excelente forma de diversificar o seu portefólio de produtos

 

Actualmente estão concentrados no litoral e nas grandes cidades. Qual é a vossa estratégia de expansão nacional?

Temos crescido por convite de grandes parceiros que querem usar a nossa tecnologia. Tipicamente entramos num novo local através de cidades ou gestoras de grandes locais públicos. Entrámos recentemente em Coimbra e Vila Real e estamos muito activos a desenvolver projetos com autarquias que procuram estar mais à frente em termos de benefícios para as comunidades. Os nossos planos passam por estar nas principais capitais de distrito em Portugal e nas ilhas. 

 

Têm planos de internacionalização? Para onde?

A nossa solução é inovadora no mundo e não apenas em Portugal. E por isso é com esta vantagem competitiva que queremos ir para fora, mas só o faremos quando estiverem reunidas duas condições: conseguirmos ser suficientemente diferenciadores em relação à oferta que já existe em cada país e quando tivermos plena consciência que a plataforma funciona tão bem em qualquer país como funciona em Portugal. Em princípio, depois de tudo o que temos visto parece-nos que esse momento está a chegar. Ajuda também estarmos a ganhar alguma visibilidade internacional, como é o caso de termos ganho recentemente uma distinção muito importante da Cisco como Solution Innovation Partner para a região onde Portugal está incluída, e que reconhece o projceto mais inovador em países que vão de Espanha a França, Itália, Grécia ou Israel. Estamos a avaliar oportunidade na Europa central e acreditamos ainda este ano começar operações nessa região.

 

Qual o investimento realizado nesta plataforma?

Cerca de 1 milhão de euros. Fizemos algum investimento em infraestrutura mas acima de tudo investimos muito no desenvolvimento da plataforma. 

 

Qual a facturação prevista para este ano?

Facturámos cerca de 100 mil euros em 2016 e estamos a crescer bem. Este ano prevemos ultrapassar os 500 mil euros.

 

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