Notícia
Regulador britânico abre investigação aos direitos televisivos da Premier League
A empresa de telecomunicações Virgin Media queixou-se ao regulador que o acordo para vender jogos da liga inglesa não respeita as regras da concorrência. A investigação só diz respeito aos direitos para o Reino Unido.
O regulador britânico para as telecomunicações (Ofcom) abriu uma investigação aos direitos televisivos da primeira liga inglesa. O inquérito teve início depois de uma queixa apresentada pela Virgin Media. A empresa de telecomunicações argumenta que o actual acordo de vendas não respeita as regras da concorrência.
A Virgin Media diz que a proporção de encontros vendidos - 41% do total de jogos ao longo de três anos - é mais baixa do que noutras das principais ligas europeias, onde os assinantes podem assistir a mais jogos.
"A queixa alega que isto contribui para preços mais elevados para os consumidores nos pacotes de televisão pagos que incluem canais de desporto premium e para os operadores destes canais de desporto premium", pode-se ler no comunicado da Ofcom divulgado esta terça-feira, 18 de Novembro.
Ou seja, tanto pagam mais as empresas que transmitem os jogos como os consumidores, argumenta a Virgin Media.
Os direitos são actualmente detidos pela BSkyB e pela BT que pagaram 3 mil milhões de libras (3,75 mil milhões de euros) em 2012 para os direitos dos jogos entre 2013 e 2016. É de sublinhar que este valor sofreu uma subida de 70% entre os anteriores direitos de vendas e o actualmente em vigor.
Em Portugal, é a Benfica TV que detém os direitos de transmissão da Premier League até 2016. Anteriormente era a SportTV que detinha os direitos, mas em 2013 o Benfica desembolsou 7,8 milhões de euros, 2,6 milhões por época, para transmitir os jogos da liga inglesa durante três anos.
Esta investigação só diz respeito à venda de direitos televisivos para o Reino Unido, segundo confirmou fonte da Ofcom ao Negócios.
Consciente que a Premier League irá lançar o próximo leilão de direitos no curto prazo, a Ofcom mostra-se disponível para falar com a liga inglesa sobre os seus planos.
Ao mesmo tempo, o regulador revela que vai analisar os horários de transmissão de jogos da Premier League na televisão. Em Inglaterra, os jogos ao sábado têm lugar às 15 horas, mas muitas vezes são alterados para outras horas devido às transmissões televisivas.
A investigação também se vai debruçar sobre esta questão e o regulador vai falar com grupos de adeptos, como a Football Supporters Federation, de forma a "perceber os seus pontos de vista".
Quando a Virgin Media fez a queixa, a Premier League disse que os seus direitos sempre foram vendidos "num processo aberto e transparente" e que avaliações anteriores dos reguladores concluíram que os processos de venda cumprem tanto a lei britânica de concorrência como a europeia.