Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Prisa vende participação na dona da TVI por cerca de 37 milhões

A Prisa alienou a totalidade da sua participação na dona da TVI a "um conjunto de investidores" por 36,85 milhões de euros.

Correio da Manhã
  • ...
A Prisa acordou a venda da totalidade da sua participação na Media Capital, dona da TVI e da Rádio Comercial, a "um conjunto de investidores"por 36,85 milhões de euros.

Em comunicado enviado ao regulador do mercado espanhol (CNMV), a Prisa indica que a operação recebeu o aval da Pluris, de Mário Ferreira, que detém mais de 30%.

Ainda que estivesse a decorrer o período para o registo da OPA da Cofina sobre a Media Capital, a Prisa antecipou-se e firmou acordos independentes com vários investidores para a venda da sua posição de 64,47%. Não esclarece a quem vendeu, e que percentagem alienou a cada uma das entidades, pelo que fica por saber se algum desses investidores ou o seu conjunto ficam obrigados a lançar uma OPA concorrente à da Cofina, empresa que detém o Negócios.

"Depois de levar a cabo, através de uma entidade financeira, um processo de prospeção de mercado para a procura de potenciais investidores, a Vertix [que é a empresa da Prisa que detém a posição na Media Capital] subscreveu hoje [sexta-feira, 4 de setembro] com uma pluralidade de investidores acordos independentes de compra e venda de ações da entidade cotada portuguesa Media Capital, que no seu conjunto representam a totalidade da posição acionista (64,47%) detida pela Vertix na Media Capital", explica em comunicado a Prisa. 

A operação deve ser feita, explica a empresa espanhola, em simultâneo mediante a transmissão de bloco de ações por um preço total de 36,850 milhões de euros, o que avalia a empresa em 150 milhões de euros. 

Segundo diz a Prisa é um prémio de 63% face ao preço oferecido pela Cofina na OPA. A Cofina reformulou a oferta sobre a Media Capital, tendo oferecido uma contrapartida de 0,415 euros por cada ação da Media Capital, o que pressupunha que a Prisa receberia pela sua participação pouo mais de 20 milhões, se vendesse na OPA. A contrapartida da Cofina não difere muito do valor que Mário Ferreira pagou pelos 30% que detém na Media Capital. Em maio, o dono da Douro Azul anunciou a aquisição de 25.539.883 títulos por um total de 10,5 milhões de euros, o que representa 41,1 cêntimos por ação.

O preço agora acordado implicará o registo de uma menos valia contabilística de 48,5 milhões nas contas da Prisa.
Ver comentários
Saber mais Prisa Media Capital TVI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio