Notícia
Prisa e Altice prestes a anunciar acordo de compra da Media Capital
A Prisa e a Altice poderão anunciar o acordo para a dona da TVI nas próximas horas, avança a Bloomberg.
A mesma informação tinha chegado ao Negócios, mas não foi, até ao momento, confirmada.
Isto aconteceu depois de António Costa, primeiro-ministro, ter atacado a Altice no debate de quarta-feira do estado da nação.
O primeiro-ministro declarou ontem estar preocupado com o que se passa na PT, dizendo temer um "novo caso Cimpor", com um "desmembramento" da empresa, que "ponha em causa os postos de trabalho e o futuro da empresa".
Nos últimos dias têm-se intensificado as informações de que o acordo já estava conseguido, faltando apenas detalhes jurídicos. A Altice, depois desse comunicado, não mais falou do assunto. A Prisa ainda disse, aos accionistas em assembleia-geral, que em breve o perímetro de consolidação da empresa podia mudar.
A Prisa precisa de vender, depois de ter falhado a alienação da editora Santillana, e a Altice quer comprar.
A Altice, que já tem uma "holding" para os media, a Altice Media, e emprega um total de 1.500 jornalistas. Em França, é detentora do Libération e L’Express, além de televisões (BFM e i24, por exemplo), e tem comprado vários direitos televisivos ligados ao futebol. O grupo francês tem também uma produtora – Altice Studios – que já lançou a sua primeira produção (Riviera). A Media Capital tem também a Plural, para a produção televisiva. Além disso, tem rádios – como a Comercial – e a TVI, que tem o canal aberto e os canais temáticos na rede de cabo.
A TVI é o maior activo da Media Capital que, no entanto, não pode ser fechado à concorrência. Tem de estar disponível em todas as plataformas, já que é um canal de sinal aberto. E é por isso que a ERC terá de ser ouvida no negócio da Media Capital. Mesmo que o mesmo não vá parar à Autoridade da Concorrência portuguesa – a operação terá dimensão comunitária e como tal será analisada pela Comissão Europeia –, a ERC tem sempre de se pronunciar ao abrigo da Lei da Televisão, por se tratar "da alteração do domínio de operadores que prosseguem a actividade de televisão mediante licença".
Além disso, a Altice terá de lançar uma oferta pública de aquisição sobre a Media Capital, que está cotada na bolsa de Lisboa.
(Notícia actualizada: O acordo deverá ser anunciado nas próximas horas)