Notícia
Primeiro-ministro da Guiné-Bissau manda retomar emissões da RDP e da RTP África no país
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, ordenou esta quarta-feira que fossem retomadas as emissões da RDP e da RTP África no país, antecipando a data acordada, 8 de Novembro, entre os governos guineense e português na terça-feira.
"Autorizo a abertura imediata do sinal da RTP e da RDP África", disse à agência Lusa Umaro Sissoco Embaló, no final da reunião do Conselho de Ministros, em Bissau.
O primeiro-ministro guineense explicou que decidiu mandar retomar hoje as emissões devido às relações existentes entre a Guiné-Bissau e Portugal.
Os ministros responsáveis pela pasta da Comunicação Social de Portugal e da Guiné-Bissau anunciaram na terça-feira terem assinado um acordo político, que previa que as emissões da RDP e da RTP África fossem retomadas a 8 de Novembro.
A RDP África está a ser ouvida na Guiné-Bissau desde as 14:30.
As emissões da RTP África ainda não estavam disponíveis hoje à tarde, devido a um problema técnico relacionado com uma avaria no estabilizador de corrente provocado pelo mau tempo, prevendo-se para breve a resolução do problema.
As autoridades guineenses anunciaram, a 30 de Junho último, a suspensão das emissões da rádio e televisão públicas portuguesas, exigindo uma renegociação com o Governo português do acordo na área da comunicação social.