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Media Capital aumenta lucros para 16,5 milhões de euros
A dona da TVI aumentou os lucros em 20% para 16,5 milhões de euros em 2014. O EBITDA melhorou em 5% atingindo os 40,9 milhões. O aumento de publicidade e a redução dos gastos impulsionaram este desempenho.
O resultado líquido da Media Capital subiu 20% para 16,5 milhões de euros no ano passado.
No plano operacional, o EBITDA cresceu 5%, atingindo 40,9 milhões de euros e uma margem de 22,8%.
Este desempenho resultou essencialmente da melhoria da publicidade e da redução dos gastos, explica a dona da TVI em comunicado enviado ao regulador do mercado (CMVM).
No campo publicitário, a Media Capital "obteve um desempenho ligeiramente superior ao mercado, já que os rendimentos consolidados de publicidade cresceram 11%, quando se estima que o mercado tenha subido 10%", sustenta.
A TVI garantiu a liderança de audiências em televisão pelo décimo ano consecutivo, segundo a Media Capital, registando uma média de quota de audiência de 23,5% e de 26,5%, no total do dia e no horário nobre, respectivamente.
O EBITDA do segmento televisivo do grupo (TVI, TVI24, TVI Ficção, +TVI e TVI Internacional) situou-se nos 34,9 milhões com uma margem de 23,7%.
Na vertente de rádio, onde detém a M80 ou Rádio Comercial, o mesmo indicador ascendeu a 4,5 milhões, a que correspondeu uma margem de 28,1%, melhorando 41% face ao período homólogo, de acordo com as contas divulgadas esta terça-feira.
Neste segmento, a Rádio Comercial manteve a sua liderança (quota de 22,7%) e a MCR, enquanto grupo de rádios, melhorou substancialmente as medições face ao período homólogo, com uma quota de 32,8%. Na última edição de 2013 tinha uma fatia de 31,4%.
A dívida líquida subiu 1% para 115,7 milhões. Na mesma nota a Media Capital salienta que o valor da dívida inclui "ainda os leasings, que ascendem no total a 1,6 milhões no final do período em análise, sem os quais a dívida líquida ascenderia a 114,2 milhões". A dívida financeira atingiu os 118 milhões de euros