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Liga de Futebol avança com patrocínio da chinesa Ledman
A direcção da Liga de futebol aprovou a proposta de Pedro Proença para a entrada da Ledman como patrocinadora da LigaPro, um acordo que representa um encaixe superior à soma das dez épocas anteriores.
É oficial: a partir da próxima época a segunda liga de futebol vai passar a ser patrocinada pela multinacional chinesa Ledman. A proposta apresentada pelo presidente da Liga, Pedro Proença, foi aprovada esta quarta-feira, 3 de Fevereiro, pela direcção da entidade.
De acordo com um comunicado publicado pela Liga no seu site, os membros da direcção acolheram "com agrado e muitos elogios a proposta".
Apesar de não divulgar o valor do contrato, a Liga refere que "garante um patrocínio superior à soma dos dez anos anteriores da prova".
A reunião contou com todos os membros da direcção da Liga: Benfica, FC Porto, Sporting, Vitória SC, Rio Ave, UD Oliveirense, SC Freamunde, Portimonense e o representante da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro.
Os pormenores do contrato, que gerou algumas críticas devido à hipótese de incluir uma taxa mínima de utilização de jogadores chineses, serão revelados numa conferência de imprensa, ainda sem data marcada.
O acordo aprovado esta quarta-feira, "o maior de sempre da II Liga", não inclui nenhuma obrigatoriedade do género, disse fonte da Liga ao Negócios. Os jogadores chineses "que vierem, após acordo com os clubes, serão integrados no espírito de formação e promoção de jovens talentos da LigaPro", a nova segunda liga de futebol, acrescentou.
Em declarações ao site da Liga, Pedro Proença realçou que este patrocínio terá importância no "caminho de sustentação e valorização da LigaPro, apenas três semanas depois da aprovação por unanimidade do novo modelo competitivo da prova".
"Foi mais um passo na regeneração de uma competição cuja sobrevivência esteve em risco até há bem pouco tempo. O patrocínio com a Ledman constitui mais um passo que fortalece a LigaPro. Será uma ajuda relevante para os clubes no plano financeiro e projecta internacionalmente a nossa prova e os seus participantes, abrindo novas oportunidade de negócio de valorização", sustentou.
O antigo árbitro relembra ainda que o patrocínio da Ledman, que produz soluções LED, como painéis publicitários para estádios de futebol, "surge numa altura em que o mercado chinês mostra cada vez maior capacidade de investimento no futebol internacional".
"Só neste mercado de inverno foram perto de 250 milhões de euros investidos pelos clubes chineses em contratações, num sinal de que esta é uma aposta certa da Liga Portugal, no sentido de dotar as suas competições das melhores soluções de sustentabilidade", acrescentou.