Notícia
Liga Inglesa vende direitos televisivos para a China por valor recorde
A Premier League prepara-se para fechar o maior contrato de sempre de venda de direitos televisivos. Trata-se de um acordo por três anos com a empresa chinesa PPTV no valor de 700 milhões de dólares.
Os direitos televisivos do campeonato de futebol inglês são dos mais disputados em todo o mundo. E a Premier League, que centraliza os direitos de transmissão dos jogos, prepara-se para fechar um novo contrato com a empresa chinesa PPTV, detida pelo Grupo Suning, no valor de 700 milhões de dólares (654,6 milhões de euros). A notícia está a ser avançada pela imprensa britânica, que cita fontes próximas do negócio.
O acordo terá a duração de três anos, arrancando na época 2019-2020. Até lá, os direitos da transmissão dos jogos continuam a ser detidos pela China TV.
A concretizar-se, será o maior contrato de direitos televisivos de sempre realizado por uma liga de futebol. Até ao momento, o recorde pertencia ao contrato assinado entre a Liga Inglesa e a norte-americana NBC no valor de mil milhões de dólares (cerca de 935 milhões de euros) por seis anos.
O valor que a empresa do grupo Suning irá pagar é vinte vezes superior ao actual contrato que a Premier League tem com a Super Sports Media Group com a duração de seis anos para a transmissão dos jogos no mercado chinês, segundo o Financial Times.
Este não é o primeiro negócio que a dona da PPTV, a retalhista Suning, faz no campo futebolístico. No início do ano o grupo chinês já tinha investido 370 milhões de dólares por 70% do clube italiano Inter de Milão.
Em Portugal é a Sport TV que tem os direitos da Premier League.