Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ERC está "a acompanhar o caso Sol/i"

A entidade liderada por Carlos Magno está a acompanhar o caso Sol/i, no seguimento da reestruturação da empresa que levou à saída de pelo menos 120 colaboradores e da gravação do plenário publicada nos sites dos jornais.

Pedro Elias
10 de Dezembro de 2015 às 16:54
  • ...

"A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) confirma que se encontra a acompanhar o caso SOL/i", disse fonte oficial da entidade liderada por Carlo Magno ao Negócios.

 

O regulador confirmou também que a recebeu uma queixa da direcção do Sindicato dos Jornalistas "relativa à divulgação nos sites dos citados jornais da gravação de uma reunião entre trabalhadores e administradores das sociedades detentoras dos referidos órgãos". No entanto, não adiantou se recebeu mais queixas sobre o mesmo caso.

 

"A ERC não produzirá qualquer comentário sobre esta participação [do Sincato dos Jornalistas] até que os serviços da Entidade concluam a sua apreciação", acrescentou.

 

O Sindicato dos Jornalistas decidiu avançar com uma queixa no seguimento da publicação no dia 2 de Dezembro da gravação do plenário, que tinha decorrido no dia 30 de Novembro, pedindo "uma avaliação urgente da situação". Nessa reunião, Mário Ramires, administrador, anunciou que a Newshold iria deixar de ser accionista dos jornais Sol e i.

 

Para o sindicato, "esta quarta-feira, 2 de Dezembro, o país assistiu a um desses momentos que ficam na história recente do jornalismo português pelas piores razões. Foi disponibilizado nos sites do jornal i e do jornal Sol a gravação áudio de uma longa reunião [cerca de duas horas] em que um dos administradores da Newshold, Mário Ramires, anuncia aos trabalhadores o fecho das publicações i e Sol e o despedimento de cerca de dois terços dos trabalhadores".

 

"Como é possível os responsáveis editoriais e da empresa acharem que têm direito de publicar um momento grave e íntimo destes para a vida de dezenas e dezenas de trabalhadores?", questionou o sindicato num comunicado divulgado na semana passada.

 

O sindicato dos jornalistas questiona ainda a legalidade da divulgação da gravação, que tinha como título "Newshold fecha portas. Plenário 30 de Novembro de 2015", uma vez que não tinha autorização dos trabalhadores.

 

O novo projecto, que passa pela integração das redacções e a publicação do i de segunda a sexta e do Sol ao sábado, iria contar com cerca de 66 pessoas.

 

Aos trabalhadores que foram convidados a integrar o novo projecto, foi proposto abdicarem da sua antiguidade e cortes de ordenados. Aos que saíram, Mário Ramires pediu para assinarem um documento para prescindir da caução da indemnização.

Ver comentários
Saber mais Entidade Reguladora para a Comunicação Social ERC SOL i Carlo Magno Sindicato dos Jornalistas Mário Ramires
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio