Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da TVI enfrenta nova pressão de accionistas

A entrada do fundo de investimento Amber Capital no capital da Prisa pode levar à mudança de estratégia e de cadeiras no conselho de administração do grupo que detém a TVI.

Bloomberg
11 de Janeiro de 2016 às 13:30
  • 1
  • ...

O fundo britânico Amber Capital passou a deter 15% do capital da Prisa, dona da TVI, tendo conseguido assento no "board" do grupo de media espanhol. Um passo que pode representar futuras mudanças na estratégia da empresa e, até, no conselho de administração, segundo o Financial Times.

Em causa está a forte pressão que o "chairman" da Prisa, há 32 anos, Juan Luis Cebrián (na foto), está a enfrentar.

A Prisa é o grupo de media com maior nível de endividamento no país vizinho, tendo os títulos da empresa afundado 95% nos últimos cinco anos. Aliás, a venda de activos como a Media Capital, que detém a TVI, chegou a estar em cima da mesa para fazer face às dificuldades financeiras.

Como o Amber Capital é conhecido por ser ‘activista’, ou seja, por querer ter uma forte influência nas empresas onde está presente, ao contrário de muitos fundos de investimento, as mudanças no "board" ganham agora novo peso.

Nos últimos tempos, alguns accionistas, como o fundo espanhol Armada Capital que detém 0,5% do capital da Prisa, têm pedido a demissão de Juan Luis Cebrián.

Tendo em conta o maior peso dos novos accionistas e decisões passadas, a saída de Cebrián como "chairman" ganha novos contornos. A Amber Capital já forçou a saída de executivos noutras empresas onde é accionista, como na Parmalat e na Nexans, relembra o Financial Times.

A gestão de Cebrián tem estado sob uma chuva de críticas de vários investidores devido à alta remuneração e falta de independência do seu conselho de administração durante um período em que o grupo teve milhões de euros de prejuízos.
Ver comentários
Saber mais Amber Capital TVI Financial Times Juan Luis Cebrián Media Capital Armada Capital Parmalat media bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio