Notícia
Bertelsmann com resultado operacional recorde de mil milhões
O grupo de media, edição e impressão terminou primeiro semestre do ano a lucrar 482 milhões de euros, mais 21,1% que um ano antes.
O grupo alemão Bertelsmann, dono da estação de televisão RTL, de vários títulos de jornais e revistas e da editora Penguin Random House (incluindo a espanhola Santillana), registou resultados líquidos de 482 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um aumento de 21,1% sobre o período homólogo do ano passado, anunciou esta quarta-feira, 31 de Agosto, a companhia.
No período em análise, o "EBITDA operacional melhorou para um nível recorde de 1,11 mil milhões de euros", adiantou ainda a empresa, em comunicado ao mercado. "Em particular, o negócio do grupo RTL em França e na Alemanha, a Arvato, e o Bertelsmann Printing Group registaram resultados melhores". A margem EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 13,9%, contra 13,2% um ano antes.
As receitas da companhia ascenderam, no semestre, a oito mil milhões de euros, o mesmo montante obtido um ano antes. "A Bertelsmann gerou mais de um quarto das suas receitas semestrais fora da Europa – os EUA são o seu segundo maior mercado".
Na edição, refere o grupo, nos EUA, a chancela Penguin Random House teve 316 livros a atingir o estatuto de bestseller pelo "New York Times" nos primeiros seis meses do ano – dos quais 59 no primeiro lugar do ranking. Os dois títulos mais vendidos da editora, no semestre, foram ambos da autora Jojo Moyes, com 2,4 milhões de cópias.
A Bertelsmann, que em Portugal foi, até 2010, dona da Bertrand e do Círculo de Leitores, tem presença no mercado nacional com a MotorPress e a Arvato.