Notícia
BBC News vai reduzir 415 postos de trabalho
Há planos para “reestruturar substancialmente” o departamento noticioso da BBC através do recurso a novas tecnologias, explica a cadeia pública britânica.
A cadeia britânica BBC vai reduzir 415 postos de trabalho no seu departamento informativo (BBC News), anunciou esta quarta-feira o diretor de informação James Harding.
A medida faz parte de um plano de redução de custos orçado em 800 milhões de libras (cerca de mil milhões de euros), após o congelamento da taxa de licença (o correspondente à contribuição audiviosual em Portugal) no ano de 2010, informa o órgão de comunicação britânico.
Espera-se que os mais recentes cortes possam poupar 48 milhões de libras (cerca de 60 milhões de euros) até 2017. A BBC News, sediada em Londres, emprega actualmente cerca de 8.400 pessoas, 5.000 dos quais jornalistas.
Há planos para "reestruturar substancialmente" o departamento noticioso da BBC através do recurso a novas tecnologias, explica a cadeia pública britânica. Para tal, serão criados novos 195 postos de trabalho, reduzindo para 220 os postos efectivamente eliminados.
Cerca de 70% dos custos anuais da BBC News dizem respeito a gastos com pessoal, o que significaria um "impacto inevitável" nesta área, esclareceu James Harding. "O desafio é tornar a BBC News ainda melhor, apesar de termos menos dinheiro", revelou esta quinta-feira, 17 de Julho, aos trabalhadores.
Os funcionários da BBC deverão entrar em greve a 23 de Julho.