Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Angela Merkel é a “Personalidade do Ano” da Time

A chanceler alemã é a personalidade do ano escolhida pela revista Time, seguida neste ranking por Abu Bakr al-Baghdadi, líder do auto-proclamado Estado Islâmico, e do candidato presidencial norte-americano Donald Trump.

09 de Dezembro de 2015 às 14:37
  • 11
  • ...

A Time Magazine nomeou a chanceler Angela Merkel a Personalidade do Ano de 2015 esta quarta-feira, 9 de Dezembro, destacando a sua resiliência e liderança quando confrontada com a crise dos refugiados e com a crise da moeda única europeia.

Num artigo onde a publicação justifica a sua escolha, a editora executiva Nancy Gibs diz que Merkel surgiu como "um actor indispensável" quando a crise grega colocou em causa o futuro da Zona Euro e elogiou o seu papel interventivo na defesa dos princípios da União Europeia.

"Não apenas uma ou duas, mas por três vezes este ano houve razões para questionar se a Europa poderia continuar a existir, não culturalmente ou geograficamente, mas como uma experiência ambiciosa de governo. Merkel já tinha emergido como um actor indispensável na gestão da crise europeia das dívidas soberanas, também liderou a resposta a Vladimir Putin quando este ocupou gradualmente a Ucrânia. Mas agora, a perspectiva de banca rota na Grécia ameaçou a própria existência da Zona Euro. A crise dos migrantes e refugiados ameaçou o princípio das fronteiras abertas. E, finalmente, a carnificina em Paris reavivou o reflexo de fechar as portas, construir muros e não confiar em ninguém. Em todas as vezes, Merkel actuou", escreve Nancy Gibs.

"Ao exigir mais do seu país do que muitos políticos se atreveriam", por "se manter firme contra a tirania" e por "providenciar liderança moral num mundo onde esta escassa", Angela Merkel é a personalidade do Ano escolhida pela Time Magazine, justificou a editora executiva.

"Estou certo que a chanceler vai acarinhar esta distinção como um incentivo ao seu trabalho", disse o porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert, citado pela Reuters.

Merkel é a primeira mulher a liderar a Alemanha, tendo assumido a função em 2005. Por diversas vezes tem sido considerada a política mais poderosa do mundo.

Na listagem da Time figura também o candidato presidencial norte-americano Donald Trump, que ficou em terceiro lugar, e Abu Bakr al-Baghdadi, líder do auto-proclamado Estado Islâmico, que ficou na segunda posição.

Sobre Abu Bakr al-Baghdadi, escreve a revista que "faça o que fizer nos próximos meses ou anos, al-Baghdadi transformou-se na nova face do terrorismo e alvo número um na luta para defender os valores humanos".

No que toca a Donald Trump, a revista refere a sua visão "nós contra eles", origem de muitas das declarações polémicas que tem feito ao longo da corrida à presidência dos EUA. Trump é alguém que acredita que a nação precisa de "um homem forte para tempos de medo". "Ele nunca se desculpa mesmo quando está errado", "as suas palavras são as suas armas, golpeando a consciência nacional", escreve a Time Magazine.



(Notícia actualizada às 15h38)
Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Abu Bakr al-Baghdadi Donald Trump Time Magazine Personalidade do Ano
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio