Notícia
Administração da RTP sugere Canal 2 para o Porto
Alberto da Ponte assumiu ter recomendado que o canal a ir para o Norte fosse a RTP2.
"Recomendei que o Centro de Produção do Norte albergue a RTP 2", assumiu Alberto da Ponte, presidente do grupo público na Comissão parlamentar de Ética, Cidadania e Comunicação.
No entanto, a decisão não está tomada. O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, deu, apenas, a garantir que um serviço de programas iria para o centro do Norte. Estas são as mais recentes declarações do ministro da tutela, ainda que no ano passado tenha sugerido que fosse a RTP Internacional a ficar com centro de decisão a Norte.
"O que recomendei foi que fosse a RTP 2", mas será concretizado quando houver novo contrato de concessão. "O centro de decisão de programação [do canal que vier a ser escolhido] passará para o Porto, mas não significa que seja algo regional", concretizou Alberto da Ponte.
Quanto aos canais internacionais, Alberto da Ponte garantiu, no Parlamento, que a RTP vai duplicar este ano o orçamento para a grelha de programação da RTP Internacional e RTP África, face aos 5,6 milhões de euros do ano passado.
Para Alberto da Ponte, há um processo de "alteração de fundo e não de cosmética dos canais internacionais" que ficaram com "autonomia editoria".
Apesar destas alterações, o Governo está a promover um estudo sobre a vocação desses canais internacionais, no qual a RTP está a tomar parte.
O caminho, explicou Alberto da Ponte, tem três eixos: um estúdio dedicado à produção, três emissões independentes, cobrindo três faixas horárias, e informação exclusiva.