Notícia
Volume de negócios na indústria cai 3,5% em julho
Sem o agrupamento energia, as vendas na indústria diminuíram 3,0%. O emprego no setor da indústria registou uma redução homóloga de 0,9%, mas as remunerações tiveram um crescimento de 6,3%
O volume de negócios na indústria em Portugal abrandou no mês de julho 3,5% em comparação com o mesmo mês do ano passado - em termos mensais, o índice avançou 1,6%.
Sem o agrupamento energia, as vendas na indústria diminuíram 3,0%. Os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo apresentaram variações de -4,0% e -2,5%, respetivamente.
Já o emprego no setor da indústria registou uma redução homóloga de 0,9%, mas as remunerações tiveram um
crescimento de 6,3%. As horas trabalhadas passaram de uma diminuição de 0,5% em junho, para um aumento de 0,7% no mês em análise.
Analisando por mercados, as vendas para o mercado nacional contraíram 4,0% em termos anuais, originando um contributo de -2,6 pontos percentuais (p.p.) para a variação do índice total. O índice de vendas com destino ao mercado externo passou de um aumento de 4,3% em junho, para uma redução de 2,5% no mês em análise, tendo contribuído com -0,9 p.p.
O principal contributo para a variação do índice foi dado pelos bens de investimento, -1,9 p.p., resultado da diminuição de 10,8%. Aqui destaca-se a divisão de fabricação de veículos automóveis, reboques, semi-reboques e componentes para veículos automóveis, cuja variação se situou em -27,4%.
A energia passou de um crescimento de 10% em junho para uma redução de 5,0% no mês em julho, tendo contribuído com -1,1 p.p.