Notícia
Volume de negócios na indústria diminuiu em agosto
O índice de volume de negócios na indústria registou uma queda de 1% em agosto face ao mesmo período de 2023. O emprego apresentou uma redução homóloga de 0,2%, enquanto as remunerações subiram 6,1%.
Em agosto, o índice de volume de negócios na indústria registou uma queda de 1% face ao período homólogo e de 1,9% comparando com o mês anterior, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo INE.
No entanto, excluindo o agrupamento Energia, as vendas na indústria aumentaram 0,3% face ao mesmo período do ano passado. mas comprando com julho, também registaram a tendência de queda (-1,9%).
"Os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo apresentaram variações de -1,9% e 0,4%, respetivamente (-2,2% e -1,3% no mês precedente)", lê-se na mesma nota.
Por mercados, o INE detalha que as vendas internas contraíram 2,2% face ao mês anterior. Já o índice de vendas com destino ao mercado externo passou de uma diminuição de 1,3% em julho, para um aumento de 0,4% em agosto.
No que toca ao emprego, os dados mostram que apresentou uma redução homóloga de 0,2%, enquanto as remunerações subiram 6,1% e as horas trabalhadas passaram de um crescimento de 0,2% em julho para 0,9% no mês em análise.