Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sines vai acolher fábrica de 10 milhões com tecnologia "inovadora" para transformar pneus

Uma fábrica de transformação de pneus em fim de vida, com tecnologia "patenteada e inovadora", vai ser instalada em Sines (Setúbal), num investimento de cerca de 10 milhões de euros, revelou hoje a aicep Global Parques.

16 de Junho de 2021 às 13:49
  • ...


Este é um projeto da empresa tecnológica BB&G - Alternative Worldwide Environmental Solutions Lda e que vai ser instalado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), segundo a aicep Global Parques, gestora do complexo.

A instalação está prevista começar ainda este ano e a fábrica deverá começar a funcionar "no primeiro trimestre de 2023", num investimento que ascende a "cerca de 10 milhões de euros" e irá criar aproximadamente "40 postos de trabalho diretos", revelou a gestão da ZILS, em comunicado enviado à agência Lusa.

O projeto assenta numa tecnologia "patenteada e inovadora, desenvolvida nos Estados Unidos da América (EUA), que tem sido testada intensivamente, desde 2012, em resultado de um longo período de investigação, por parte da equipa de gestão e respetivos parceiros", é destacado no comunicado.

Trata-se de um processo de extração térmica, conduzida em contínuo, para "conversão de pneus usados, sob a forma de borracha triturada (livres de metal e têxtil), através da transferência de calor em ambiente anóxico", explicou a aicep Global Parques.

"Os produtos obtidos serão o negro de fumo recuperado (séries N500, N600 e N700), duas frações de hidrocarbonetos e gás de síntese para autoconsumo", indicou.

A unidade irá constituir "um complemento viável para a reutilização" daqueles componentes utilizados no fabrico de pneus, "possibilitando a sua incorporação enquanto matérias-primas em diversas indústrias" ou mesmo "no fabrico de pneus novos, promovendo a sustentabilidade ambiental".

A fábrica irá operar em regime de turnos, 24 horas por dia, de forma a "maximizar todo o potencial" instalado.

O projeto conta com a "parceria da Universidade de Aveiro, no âmbito da I&D [Investigação e Desenvolvimento]" e foi "aprovado" pelo programa de fundos europeus estruturais e de investimento Portugal2020.

A BB&G é uma empresa de base tecnológica que "tem como missão fornecer produtos utilizando uma tecnologia patenteada que permite o total aproveitamento da sua matéria-prima (granulado de pneu em fim de vida)", com o objetivo de "assegurar a sua aplicabilidade, por exemplo, nas indústrias química e automóvel".

"Tem como objetivo tornar-se no parceiro preferencial no fornecimento de Negro de Fumo recuperado (rCB) e combustível renovável na Península Ibérica", para o qual "será fundamental a instalação da primeira unidade industrial, numa área de 20 mil metros quadrados, na ZILS", disse a aicep Global Parques.

O contrato para a instalação da unidade na ZILS foi assinado na terça-feira, com a presença de representantes da gestora da zona industrial e da empresa.

A BB&G está em Portugal desde o final de 2018, através do empresário luso-americano Germano Araújo Carreira e, desde 2020, integrada no Grupo Repsol, liderado por Manuel Barbeiro Costa.

 
Ver comentários
Saber mais pneus BB&G Sines fábrica
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio