Notícia
Semapa, Navigator e Secil com novos chairman
Heinz-Peter Elstrodt, que tem trabalhado com a Semapa na transição e empresa familiar para profissional, vai ser o presidente do conselho de administração da holding depois da morte de Pedro Queiroz Pereira. O CEO continuará a ser João Castello Branco, que acumula com os cargos de chairman da Navigator e da Secil.
Heinz-Peter Elstrodt, especialista no apoio a empresas familiares na transição geracional e profissionalização, vai assumir a 1 de Janeiro de 2019 o cargo de chairman da Semapa, que controla empresas como a Navigator e a Secil.
O alemão de 62 anos assume assim a presidência do conselho de administração da holding na sequência da morte de Pedro Queiroz Pereira em Agosto passado.
João Castello Branco, que continuará a ser o presidente executivo da Semapa, acumulará desde já o cargo com os de chairman da Navigator e da Secil, que eram também desempenhados pelo industrial.
"Estas alterações são o corolário de um trabalho que já se tinha vindo a desenvolver para preparar a transição geracional antes do falecimento de Pedro Queiroz Pereira, e reflectem o desejo accionista de dar continuidade a um modelo de separação entre a esfera accionista e a esfera de gestão e de continuar a apostar na profissionalização do mesmo, não só a nível da gestão executiva mas também em matérias de governo e de gestão não executiva", explica a Semapa em comunicado.
Na mesma nota, a holding, controlada pela Sodim, agora detida pelas três filhas do empresário, destaca ainda que, no curriculum, Heinz-Peter Elstrodt tem experiência de acompanhamento em temas de governo e estratégia de empresas internacionais relevantes, nomeadamente em "family business".
O responsável tem apoiado empresas líderes de controlo familiar em várias partes do mundo em processos de transição geracional e governo corporativo, matérias em que tem também vindo a trabalhar nos últimos anos com o grupo Semapa.
Heinz-Peter Elstrodt e tem vindo a exercer cargos de administração não executiva em vários grupos internacionais e lecciona na London Business School sobre empresas de controlo familiar. Antes disso trabalhou na McKinsey, tendo sido presidente desta consultora para a Região da América Latina.
É licenciado em Administração de Empresas e Engenharia Industrial pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha.
Além da Navigator e da Secil, a Semapa tem ainda negócios na área do ambiente, através da ETSA, e na nova economia e start-ups, com a Semapa Next.