Notícia
Rolha de abertura fácil da Amorim negociada com 58 empresas
Vinhos alentejanos da Ervideira são os primeiros a chegar ao mercado com a solução inovadora desenvolvida em parceria com a norte-americana Owens-Illinois, líder mundial em embalagens de vidro.
A solução de abertura fácil para o mercado dos vinhos, que junta uma rolha de cortiça ergonómica e uma garrafa de vidro com uma rosca interior no gargalo, já está a ser testada ou implementada por 58 caves em vários países do mundo, disse ao Negócios o director de comunicação e marketing da Corticeira Amorim, Carlos Jesus.
Sublinhando que essas empresas estão em fases diferentes do processo de testes e adaptação que antecedem a implementação do produto – que exige também um pequeno ajuste nas linhas de engarrafamento –, o gestor apontou a França, Itália, Espanha e Portugal como os principais mercados para o lançamento do Helix. Apresentada como "a primeira inovação do séc. XXI para ‘packaging’ de vinhos", permite usar apenas o polegar e o indicador para retirar a rolha da garrafa, assim como a sua fácil reinserção.
Os primeiros vinhos do mundo a chegarem ao mercado com este sistema são as marcas "S de Sol" e "Lusitano", da Ervideira, que assinalou esta quinta-feira esse lançamento no El Corte Inglês, em Lisboa. Duarte Leal da Costa, o director executivo da produtora alentejana (possui 160 hectares de vinha nas sub-regiões da Vidigueira e Reguengos), falou de "uma inovação que, mantendo uma imagem ‘premium’ e ecológica, trouxe finalmente o factor de conveniência ao segmento de vinhos brancos e tintos de consumo frequente".
Alvo são vinhos entre cinco e dez euros
Resultado de uma parceria de quatro anos entre a Corticeira Amorim e a Owens-Illinois (a maior produtora de embalagens de vidro do mundo, com 79 fábricas em 21 países e 22.500 trabalhadores), o Helix foi apresentado há um ano ao mercado durante a Vinexpo, a maior feira mundial do sector. O segmento alvo são os vinhos de alto rotação, com preços de venda ao público entre os cinco e os dez anos, que movimentam perto de cinco mil milhões de garrafas.
Na altura do lançamento, a empresa nortenha, que subiu os lucros em 13% no primeiro trimestre, não divulgou o investimento realizado neste produto. A líder do mercado mundial da cortiça, com um volume de negócios superior a 500 milhões de euros gerado em 103 países, destacou apenas que este projecto absorveu "parte substancial" do orçamento de cinco a seis milhões de euros destinado anualmente à área investigação e desenvolvimento.