Notícia
Rachel Muller sucede a Anna Lenz na liderança da Nestlé Portugal
Rachel Muller sucede a Anna Lenz, a primeira mulher a comandar a Nestlé em Portugal, que foi nomeada como a nova responsável mundial para a área de recursos humanos, passando a integrar o conselho de administração da multinacional.
A brasileira Rachel Muller, atual "número dois" das operações da Nestlé para a América do Sul, foi escolhida para desempenhar o cargo de diretora-geral da Nestlé Portugal, sucedendo à suíça Anna Lenz, a partir de 1 de fevereiro de 2025.
Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a Nestlé indica que Rachel Muller, de 49 anos, conta com mais de 20 anos de experiência.
Atualmente a exercer funções como VP Operations Manager Zone LATAM no grupo, Rachel Muller é licenciada em Odontologia com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing.
Começou a sua carreira no McCann Worldgroup e chegou à Nestlé no México em 2010, como Dairy Consumer Marketing Manager. Em 2014, foi nomeada Executive Marketing Manager Dairy na Nestlé Brasil para, em 2018, ser promovida a Business Executive Officer Coffee, com responsabilidade pelas marcas Nescafé, Nescafé Dolce Gusto e Starbucks. Nesta função, realça a Nestlé, Rachel Muller "transformou o negócio de café num novo pilar para a Nestlé Brasil e posicionou a Nescafé na vanguarda da agenda de sustentabilidade".
Em janeiro de 2022, Beverages & Cereals foram adicionados ao seu portefólio, tendo neste cargo liderado o que a multinacional suíça diz ter sido uma "notável transformação, revitalizando as marcas Nestlé e impulsionando o negócio de cereais".
Em agosto de 2023, passa então a fazer parte da Zone Latin America Leadership Team em Vevey, como VP de Operações na América do Sul, responsável pelo Brasil, Chile, Plata Region e Perú-Bolívia, e por impulsionar categorias como cafés, chocolates, cereais, gelados e águas em toda a América Latina.
"Assumir este novo cargo e liderar a Nestlé Portugal é uma honra e um privilégio que me enche de entusiasmo. Estou ansiosa para dar continuidade ao excelente trabalho realizado até agora, contribuindo para levar esta empresa a novos patamares de sucesso, e, também, para conhecer de perto as pessoas por detrás de toda esta dedicação e fantástica reputação", realça Rachel Muller, citada na mesma nota.
Neste sentido, a gestora sublinha que o seu compromisso passa por "manter o legado de excelência e inovação que foi estabelecido, procurando incessantemente novas oportunidades de crescimento e de criação e partilha de valor económico, social e ambiental no país". "Com uma equipa talentosa e dedicada ao meu lado, estamos prontos para enfrentar os desafios do mercado português, reforçar a excelente relação com os nossos parceiros no retalho e no HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) e superar as expectativas dos nossos consumidores", reforça.
Rachel Muller troca assim a Suíça por Portugal para substituir Anna Lenz, que estava há dois anos e meio como "country manager" da Nestlé em Portugal, após ter sucedido a Paolo Fagnoni e de se ter tornado na primeira mulher a liderar a multinacional no país.
A saída de Anna Lenz tem lugar depois de ter sido nomeada como nova responsável global de recursos humanos do grupo Nestlé e membro do conselho de administração.
"Sinto-me grata e honrada pelo percurso que fiz no mercado português. Sou muito apaixonada por Portugal, pelo negócio e, sobretudo, pelas pessoas. Foram anos bastante enriquecedores e memoráveis, tanto na perspetiva profissional, como pessoal. Ao longo deste tempo, tive a honra de liderar uma equipa excecional e trabalhar ao lado de profissionais talentosos, cuja dedicação e paixão por este mercado foram fundamentais para o nosso sucesso", afirmou, por seu turno, Anna Lenz.
"Estou muito confiante na visão e no sucesso que a Rachel irá trazer à Nestlé Portugal", concluiu, citada na mesma nota às redações.