Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial em Portugal cai pela primeira vez em quatro meses

O índice que mede a actividade das fábricas portuguesas caiu 1,3% em Junho, a primeira descida em quatro meses. No entanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção industrial aumentou 2,7%.

30 de Julho de 2015 às 11:59
  • 1
  • ...

A produção das fábricas portuguesas decresceu, em Junho, pela primeira vez em quatro meses. Segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 30 de Julho, pelo Instituto Nacional de Estatística, o índice que mede a produção industrial caiu 1,3% em Junho, depois da subida de 1,7% registada no mês anterior.

 

A contribuir para esta queda estiveram, sobretudo, os bens de consumo, cuja produção diminuiu 3,3% face a Maio. Também os bens de investimento contribuíram negativamente para a evolução do índice, com uma queda de 3,6%.

 

No entanto, em comparação com o mesmo mês do ano passado (comparação homóloga), a produção industrial subiu, em Junho, pelo segundo mês consecutivo. O índice subiu 2,7% face a Junho de 2014, depois do crescimento homólogo de 3,5% verificado em Maio. O que quer dizer que cresceu, mas desacelerou o ritmo de crescimento.

 

Neste caso, a energia foi o agrupamento que mais contribuiu para a evolução positiva do índice, com uma subida de 12,6%. Por outro lado, os bens de consumo evitaram um maior ganho, com uma queda de 1,6%.

Comparando com o segundo trimestre de 2014, a produção das fábricas portuguesas aumentou 2% no período entre Abril e Junho. 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística economia negócios e finanças indústria produção industrial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio