Notícia
Mobiliário português garante a trilogia "Cinquenta Sombras"
A Universal Pictures só comprou uma das 31 peças do grupo Menina Design para mobilar a casa do protagonista desta película, que estreia a 12 de Fevereiro. A empresa já tem "presença assegurada" nos outros dois filmes.
Mais de 30 peças de mobiliário desenhadas e produzidas em Portugal foram requisitadas pela produtora cinematográfica Universal Pictures para rechear o apartamento milionário de Christian Grey [clicar aqui para uma visita virtual], o personagem principal do filme inspirado no famoso livro "As Cinquenta Sombras de Grey", que vendeu dezenas de milhões de exemplares em todo o mundo.
O contrato incluiu o fornecimento de produtos de quatro das cinco marcas de design interior do grupo Menina Design: Boca do Lobo, Koket, BRABBU e a DelightFULL, que já tinha feito a iluminação do histórico hotel Paramount, em Times Square, e da nova loja central nova-iorquina da Massimo Dutti, na 5.ª Avenida.
O grupo conta aproveitar o mediatismo para "abrir novas portas e aumentar o horizontes" num dos seus "maiores e melhores" mercados externos, onde no final de 2014 abriu um "showroom", em Miami.
Em declarações ao Negócios, a responsável de comunicação da Boca do Lobo, Dídia Sousa, detalhou que "a única peça comprada pela Universal Pictures foi o "Symphony Sideboard" [na foto], no valor de 29.880 euros.
As restantes 30 peças foram "product placement". Ou seja, seguiram para o local da rodagem do filme, no Canadá, em regime de aluguer de valor equivalente a 5% do preço de cada uma – como é usual na indústria cinematográfica –, tendo entretanto sido já devolvidas. A empresa portuguesa pondera inclusive leiloá-las após a estreia da fita, protagonizada por Dakota Johnson e Jamie Dornan, centrada na relação e nos jogos sexuais entre um jovem multimilionário e uma estudante universitária.
Depois de recentemente ter fornecido o mobiliário para o filme português "Mau Maria", dirigido por José Alberto Pinheiro, este contrato marca a estreia do grupo em Hollywood, seguindo assim os passos da Riluc, de Santo Tirso, que forneceu o seu mobiliário em aço inoxidável para as filmagens do "remake" de "Point Break".
A presença da empresa de Rio Tinto, no concelho de Gondomar, no principal centro mundial de produção cinematográfica está garantida nos próximos anos. É que a produtora já garantiu que o grupo nacional vai ter "presença assegurada" também nos restantes filmes da trilogia – "Fifty Shades Darker" e "Fifty Shades Freed" –, publicada pela romancista britânica E.L.James, de 51 anos.
Como surgiu o contacto? "A Universal Pictures é que nos contactou. Foi um dos designers do "set" do filme que nos encontrou e enviou proposta para colaboração. Contactaram duas pessoas da empresa e mostraram-se muito interessados em ter as nossas peças no cenário. Perante esta enorme oportunidade, a relação foi crescendo e foi celebrado um contrato ambicioso favorecendo ambas as partes".
O contrato para o fornecimento de um armário de bar, uma mesa, uma vitrina, um armário, uma arca, um aparador e um biombo, entre outras peças, foi celebrado por Janet Morais, a presidente da DeMorais International, que representa estas marcas portuguesas em solo norte-americano e é também a "brand manager" da Koket.