Notícia
Mercado externo impulsiona volume de negócios na indústria em Novembro
O índice de volume de negócios na indústria, em Novembro, registou um crescimento de 3,5% em termos nominais. A contribuir para esta evolução esteve o mercado externo.
O índice de volume de negócios na indústria, em termos nominais, "passou de uma diminuição homóloga de 0,3% em Outubro para um crescimento de 3,5% em Novembro", revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O gabinete de estatísticas nacional revela que “este resultado foi determinado pela evolução do índice relativo ao mercado externo, que registou uma variação de 11,6% (1,7% em Outubro)”. “O principal contributo para a variação do índice total foi dado pelo agrupamento de Energia (7,6 pontos percentuais), em resultado de um aumento homólogo de 123,2% em Novembro (23,8% no mês anterior). Note-se que este aumento expressivo em termos homólogos é parcialmente explicado por um efeito base em Novembro de 2012, em que o índice deste agrupamento registou uma diminuição acentuada”, explica ainda o INE.
Já para o mercado doméstico, o índice de vendas na indústria registou uma diminuição, em termos homólogos, de 2,3% no décimo primeiro mês de 2013 (variação de -1,8% no mês anterior).
Ainda de acordo com os dados do INE,o índice de emprego na indústria registou uma diminuição homóloga de 1,3% em Novembro, ainda que, face a Outubro do ano passado se tenha verificado uma redução de 1,9%.
Já em relação ao índice de remunerações, neste período verificou-se um decréscimo de 1,4% em termos homólogos e “enquanto que o índice de horas trabalhadas apresentou um aumento homólogo de 0,3% (0,8% no mês anterior)”.