Notícia
Exportações portuguesas de cerveja caem 22% em 2013
Greves dos trabalhadores portuários em Portugal e atrasos nos portos de Angola justificam redução de 706 mil hectolitros nas vendas externas do sector.
As vendas externas de cerveja produzida em Portugal sofreram uma quebra de 22% em 2013, ou seja, de 3,2 milhões de hectolitros para 2,4 milhões de hectolitros, face ao ano anterior.
Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira em Lisboa, João Abecasis, presidente da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja e CEO do grupo Unicer, justificou a evolução das exportações do sector, essencialmente, por questões portuárias.
Em Portugal, explicou, foram várias as greves e as paralisações dos trabalhadores dos portos que penalizaram a indústria cervejeira, num ano em que o Executivo procedeu à revisão do regime jurídico do trabalho portuário, muito contestado pelos sindicatos sectoriais. João Abecasis recordou por isso que "o clima de paz social é boa para a economia".
Já "as dificuldades que o sector sofreu nos portos em Angola", designadamente por atraso nos processos de desalfandegamento e riscos de aumento das taxas alfandegárias foram responsáveis pela diminuição das vendas naquele que é o principal mercado externo da cerveja portuguesa.