Notícia
Estrella Galicia toma 49% da portuense cerveja Nortada
João Talone, antigo presidente da EDP e acionista de referência da Fábrica de Cervejas Portuense, conduziu o acordo com o grupo espanhol, o seu novo sócio na fabricante da Nortada.
A Craft Stars of the World, que pertence ao centenário grupo espanhol que detém a marca de cerveja Estrella Galicia, tomou 49% da Fábrica de Cervejas Portuense, que produz a Nortada, "numa operação de aumento de capital que visa auxiliar e acelerar o processo de crescimento e expansão, abrindo ainda a porta à criação de sinergias com vista à internacionalização da marca", revela a empresa, em comunicado.
"O grupo Hijos de Rivera (proprietários da marca Estrella Galicia) é o parceiro ideal para a Nortada. Permite juntar à irreverência e flexibilidade de uma startup a experiência de uma grande empresa e de uma família cervejeira que nos abre um novo ciclo de crescimento e consolidação em Portugal e no estrangeiro", afirma João Talone, o acionista de referência da Fábrica de Cervejas Portuense que conduziu o acordo com Ignacio Rivera, CEO do grupo espanhol, sem adiantar os valores da operação.
Já o CEO da Craft Stars of the World enfatiza que este investimento na produtora portuense de cerveja artesanal se encaixa "de forma muito natural" na estratégia da sua campanhia. "Vemos a Nortada como um aliado ‘craft’ perfeito que partilha a nossa cultura, a nossa paixão por cerveja e que reforçará a nossa estratégia internacional", afirma Ignacio Rivera.
Instalada na Baixa da cidade do Porto, há mais de dois anos, num espaço que também funciona como restaurante, a Fábrica de Cervejas Portuense fechou o ano de 2018 com vendas de 500 mil litros, correspondentes a quase um milhão de euros, tendo este ano "já superado" os números alcançados em todo o ano passado, destaca a Nortada, que garante estar presente em mais de mil pontos de venda do canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) e nos maiores grupos de hipermercados, tais como Auchan, Continente, Froiz e El Corte Inglés.
De resto, o CEO da Fábrica de Cervejas Portuense considera que "o mercado da cerveja está em franco crescimento e os produtores artesanais têm sido um importante motor de ascensão", ressalvando que "ainda há um grande caminho a percorrer e, tal como aconteceu em mercados mais maduros", acredita que "as marcas artesanais têm que trabalhar em conjunto para educar os consumidores sobre a cultura cervejeira e, assim, mudar os hábitos de consumo".