Notícia
Eberspaecher inaugurou fábrica em Tondela que vai criar 550 postos trabalho até 2020
A Eberspaecher inaugurou hoje a sua primeira fábrica de tecnologia em escape em Portugal, que espera criar, em Tondela, cerca de 550 postos de trabalho até 2020, avançou o sócio-administrador do grupo alemão, Heinrich Baumann.
"O dia de hoje é um marco histórico ao inaugurarmos a primeira fábrica do grupo em Portugal. A equipa de Tondela está em crescimento, até ao final do ano contamos ter 120 trabalhadores e até 2020 esperamos chegar aos 550", revelou.
Durante a cerimónia de inauguração da fábrica de Tondela, que representa o arranque oficial da produção da Eberspaecher em Portugal, o sócio-administrador do grupo alemão sublinhou que vão ser produzidos sistemas de tecnologia de escape para veículos de passageiros para fabricantes internacionais de automóveis em Portugal, Espanha e norte de Marrocos.
"Esta fábrica foi construída em tempo recorde, num terreno de 11 hectares, o que corresponde a 15 campos de futebol. O edifício ocupa uma área que equivale a quatro campos de futebol", informou.
De acordo com Heinrich Baumann, este é um passo importante para o grupo alemão, que encontrou em Portugal, e em particular em Tondela, as condições necessárias para continuar a crescer.
"O que começa hoje vai crescer. Em 2020, esperamos que a capacidade de produção anual seja de 2,5 milhões de componentes", acrescentou.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, congratulou-se com a instalação da fábrica alemã ter ocorrido no seu concelho, depois de ter sido "disputada por outros territórios".
"O concelho de Tondela é um dos mais industrializados de toda a região. Em 2020, mais de 1.700 colaboradores estarão empregados no sector automóvel, distribuídos por quatro importantes empresas exportadoras, sem dependerem de um único mercado", apontou.
O autarca aproveitou para destacar ainda o peso que o sector empresarial tem também no concelho, onde na mesma zona industrial tem instalada a Labesfal. "A par destas áreas, o sector agroalimentar, a avicultura e as indústrias criativas reforçam a componente da industrialização e da liderança neste concelho", frisou.
Já a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, destacou a confiança que as empresas alemãs sempre depositaram em Portugal, mesmo em alturas de crise.
"Só no ano passado Portugal recebeu 14 importantes investimentos de empresas alemãs. Não é por acaso que a Eberspaecher e muitas outras empresas escolheram Portugal para instalar fábricas altamente avançadas e com tecnologia de ponta", considerou.
Sobre a nova fábrica de Tondela, Ana Teresa Lehmann enalteceu as suas características ecológicas, com processos de última geração e fabrico automatizado.
"É um exemplo de como os nossos recursos humanos estão cada vez mais preparados para o desafio da modernização dos processos", concluiu.
O grupo Eberspaecher é um dos líderes mundiais de mercado no desenvolvimento e fornecimento de tecnologia de escape, aquecimento para veículos e sistemas de ar condicionado para autocarros. A Eberspaecher é também um parceiro na inovação dentro da indústria automóvel para o desenvolvimento de ar condicionado para veículos especiais e eletrónica automóvel.
Fazem parte da carteira de clientes Eberspaecher quase todos os fabricantes de veículos de passageiros e comercias da Europa, América do Norte e cada vez mais fabricantes asiáticos de veículos de passageiros e comerciais.
Em 2016 este grupo posicionado internacionalmente, com mais de 9 mil funcionários, registou um volume de vendas de à volta de 4,3 mil milhões de euros.