Notícia
Cotada que mais ganha no índice europeu dispara 18%
A Ambu, uma empresa de equipamento médico dinamarquesa, é a cotada com melhor desempenho no principal índice europeu. Disparou 18% na última sessão, depois de apresentadas as contas.
Nos últimos cinco anos, a Ambu tem-se mantido na liderança do Stoxx 600, mas acaba de acrescentar um novo troféu. Na sessão de segunda-feira a empresa dinamarquesa somou o maior salto intra-diário desde 2000 depois de ter apresentado resultados "fenomenais" diz a Bloomberg. A Ambu valorizou 17,48% para os 179,395 coroas dinamarquesas (24,0860 euros). Esta terça-feira continua a trajectória ascendente, valorizando 5,02% para os 188,40 coroas.
O salto de segunda-feira colocou a Ambu entre as 20 empresas mais valiosas da Dinamarca, atingindo uma capitalização bolsista de 44 mil milhões de coroas (5,9 mil milhões de euros).
Contudo, a empresa já estava habituada à ribalta, distanciando-se das restantes cotadas do Stoxx 600. Em cinco anos, o aumento do valor da empresa foi 60 vezes superior ao do índice.
"Há investidores a pensar sobre quando esta empresa irá entrar no índice C20 [o principal índice de Copenhaga]", dizem os analistas da ABG Sundal Collier, citados pela Bloomberg. Esta possível entrada deverá atrair muitos novos investidores, "mas não haverão muitas acções para comprar" avisam os mesmos analistas.