Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construção metálica lança "Quality Steel" no Estádio da Luz

O sector português da construção metálica, que factura 1,5 mil milhões de euros anuais, vai lançar o "Quality Steel", um selo de qualidade que visa aumentar as exportações. O "aço de qualidade" vai ser apresentado esta quarta-feira, 3 de Dezembro, no Estádio da Luz, uma das construções mais emblemáticas desta indústria nacional.

Paulo Calado/Record
01 de Dezembro de 2014 às 10:09
  • ...

A viver o melhor momento da sua história, com 80% de exportações e crescimento de 30% ao ano, a construção metálica em Portugal considera que chegou a hora de se tornar mais exigente e elevar os seus padrões de qualidade. Decidiu então criar o "Quality Steel" (aço de qualidade) para incrementar as exportações.

 

"Apesar da crise em Portugal, a construção metálica portuguesa está a atravessar o melhor momento da sua existência. E quer aproveitá-lo para se qualificar, para se tornar mais exigente consigo própria e para, dessa forma, garantir logo à partida um alto padrão de qualidade aos seus prescritores e clientes, no país e no estrangeiro", afirma Filipe Santos, administrador da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista.

 

"Sabemos que, agora, estamos a exigir um esforço suplementar às empresas: mas o nosso objectivo é aumentar ainda mais as exportações e, também, fazer com que em Portugal cada vez mais empresas, entidades e pessoas optem pela construção metálica", conclui o mesmo dirigente associativo.

 

O lançamento do "Quality Steel" está marcado para esta quarta-feira, 3 de Dezembro, no Estádio da Luz, "uma das construções mais emblemáticas do alto desempenho das empresas portuguesas deste sector".

 

O selo "Quality Steel" pretende de ser, antes de mais, "um referencial de boas práticas industriais por parte das empresas às quais é atribuído: utilização de matéria-prima de qualidade, máquinas que evitam o erro nas peças fabricadas, tecnologias de manutenção activas (as quais garantem, por exemplo, que as máquinas não irão avariar e que os prazos serão cumpridos), utilização de materiais recicláveis, segurança no trabalho e grande preocupação ambiental". É também exigido o cumprimento integral dos referenciais e das normas mais exigentes da União Europeia.

 

Como obter este selo? As empresas devem apresentar a sua candidatura à CMM, que irá organizar "auditorias muito exigentes", enviando as suas equipas de inspectores às fábricas, onde irá inspeccionar métodos de fabrico e produtos finais - no final do processo, dará uma nota.

 

Só as empresas que obtêm classificações mais altas podem, a partir daí, ostentar o selo "Quality Steel". Já há empresas com o selo "Quality Steel Prata", como a Amal ou a A. Silva Matos, entre outras, e com o "Quality Steel Bronze", como a Fametal ou a Faustino & Ferreira.

 

"Defender a qualidade da construção metálica portuguesa é, também, preparar um futuro melhor e menos caro para as novas gerações", enfatiza Filipe Santos. "Enquanto o betão tem uma grave problema de durabilidade que, em breve, as sociedades desenvolvidas começarão a sentir de forma aguda, o aço mantém as suas propriedade ‘ad eternum’ e pode ser reciclado integralmente. É infinitamente sustentável e, portanto, infinitamente sustentável", conclui o administrador da CMM. Além das vantagens ambientais, garante, "a reciclagem faz baixar os preços".

 

A construção metálica tem crescido em volume de exportações mais de 30% ao ano, representando agora quase 1% do PIB nacional. Muito concentrada na metade Norte do país, garante mais de 16 mil postos de trabalho directos e factura 1,5 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais construção metálica Quality Steel Estádio da Luz
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio