Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brasileira Weg emprega 750 pessoas em Santo Tirso e constrói nova fábrica para mais 100

Uma das maiores fabricantes de motores eléctricos do mundo, que aterrou em Portugal em 2002 com a compra da Efacec Universal Motors, vai deslocalizar a unidade que tem na Maia para junto das suas instalações fabris no Parque Industrial da Ermida.

12 de Setembro de 2023 às 11:40
  • 1
  • ...

Atualmente presente nos cinco continentes, com operações comerciais em 37 países, sendo que possui instalações fabris em 15 países e emprega cerca de 40 mil pessoas, a multinacional Weg aterrou em Portugal em maio de 2002, com a aquisição, na Maia, da então Efacec Universal Motors à família Ricca Gonçalves, fundadora da atual Efacec Power Solutions, grupo que está em processo de venda à alemã Mutares.

 

A Wegeuro, novo nome da Efacec Universal Motors, tornou-se a primeira unidade industrial europeia da Weg, multinacional que se apresenta como um dos três maiores "players" mundiais na área da fabricação e comercialização de motores eléctricos e outros componentes, trabalhando para diferentes setores como infraestruturas, siderurgia, papel e celulose, mineração, petróleo e gás, entre outros.

 

Uma dezena e meia de anos depois, o grupo Weg inaugurava uma nova unidade industrial em Portugal, desta vez em Santo Tirso, empregando agora nos dois pólos produtivos cerca de 750 pessoas.

Entretanto, no mesmo tirsense Parque Empresarial da Ermida, a multinacional brasileira decidiu ampliar a sua operação industrial, com a construção de uma nova fábrica, num investimento da ordem dos 24 milhões de euros, que irá corporizar a deslocalização da sua atual unidade maiata.

"Este projeto irá contribuir para aumentar a capacidade de produção de um dos líderes mundiais no fabrico e comercialização de motores elétricos, com a nova unidade industrial a nascer ao lado da existente, agregando uma área de 26.600 metros quadrados, ficando a Weg a dispor de uma área total de cerca de 45.000 metros quadrados", detalha, em comunicado, a Garcia Garcia, a construtora das novas instalações industriais do grupo brasileiro, que tinha sido já a responsável pela edificação da primeira unidade da Weg na Ermida.

Com a nova unidade, a multinacional investe no aumento da sua capacidade produtiva de motores eléctricos de grande porte, quadros elétricos BT e de drives MT/AT para o mercado europeu e norte de África, realça a Garcia Garcia.

Ainda segundo a construtora, a nova fábrica da Weg "irá entrar em operação no segundo semestre de 2024 e gerar cerca de 100 novos empregos directos numa primeira fase", sendo que estas novas instalações industriais implicam "a deslocalização da unidade da Weg , situada na Maia, para Santo Tirso, com transferência gradual a partir de 2023".

 

"O nosso investimento na ampliação do Parque Empresarial da Ermida, que construímos e exploramos, ajuda à implementação deste tipo de projetos, em função da disponibilização de terrenos para utilização industrial, devidamente infraestruturados. É assim bastante gratificante podermos fazer parte deste plano de expansão da Weg, que anteriormente já tinha confiado em nós", enfatiza Miguel Garcia, administrador da Garcia Garcia.

 
(Notícia atualizada às 12:12)

Ver comentários
Saber mais weg motores elétricos efacec santo tirso ermida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio