Notícia
AstraZeneca compra Acerta por 3,68 mil milhões de euros
A farmacêutica AstraZeneca chegou a acordo para comprar uma participação de 55% na Acerta Pharma por 4 mil milhões de dólares (3,68 mil milhões de euros). A Acerta está a desenvolver um fármaco para o tratamento de vários tipos de cancro.
A AstraZeneca vai adquirir 55% da Acerta Pharma por quatro mil milhões de dólares. A farmacêutica britânica paga, de imediato, 2,5 mil milhões de dólares e os restantes 1,5 mil milhões de dólares quando o fármaco que está a ser desenvolvido pela Acerta for aprovado pelo regulador ou no final de 2015 (o que chegar primeiro), esclareceu a AstraZeneca esta quinta-feira, 17 de Dezembro, em comunicado. Este negócio inclui ainda a opção de compra da restante participação na Acerta por cerca de 3 mil milhões de dólares (2,76 mil milhões de euros).
De acordo com a AstraZeneca, o medicamento que está a ser desenvolvido pela Acerta, o acalabrutinib, rival do imbruvica da Johnson & Johnson e da AbbVie, pode gerar vendas de mais de cinco mil milhões de dólares. O acalabrutinib é um medicamento destinado a tratar vários tipos de cancro no sangue.
Já no início de Novembro a AstraZeneca tinha anunciado a compra da ZS Pharma, que desenvolve tratamentos para a hipercaliemia (elevada concentração de potássio no sangue), por cerca de 2,7 mil milhões de dólares (2,48 mil milhões de euros).