Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ASAE suspende fábrica e apreende 3,3 toneladas de enchidos impróprios para consumo

Fábrica no distrito de Bragança tinha produtos com "grandes quantidades de bolores, desidratação, coloração anormal, presença cristais de gelo na sua superfície, rancificação e sinais de putrefação".

Pedro Catarino
29 de Abril de 2023 às 11:07
  • 3
  • ...
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de uma fábrica de enchidos no distrito de Bragança e apreendeu 3,3 toneladas de produtos considerados impróprios para consumo, avançou hoje o órgão de polícia criminal.

Segundo o comunicado enviado às redações, a operação foi desenvolvida pela Brigada da Unidade Operacional de Mirandela e inseriu-se no "combate a ilícitos criminais contra a saúde pública e para verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação de géneros alimentícios", com a posterior perícia da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) a concluir pela destruição dos bens apreendidos.

"Foi determinada a destruição integral dos produtos apreendidos, através do encaminhamento para a Unidade de Transformação de Subprodutos legalmente aprovada, por terem sido considerados anormais avariados, com falta de rastreabilidade e de requisitos, e pelo facto de apresentarem grandes quantidades de bolores, desidratação, coloração anormal, presença cristais de gelo na sua superfície, rancificação e sinais de putrefação", lê-se na nota divulgada.

O valor dos produtos apreendidos ascende a 38.358,50 euros e foi instaurado um processo-crime "contra a saúde pública de Géneros Alimentícios Anormais Avariados".

A ASAE decretou ainda a suspensão imediata da atividade desta unidade industrial, ao registar o incumprimento dos requisitos de higiene e a inexistência de número de controlo veterinário (NCV).

Além dos produtos, foram também apreendidos equipamentos de etiquetagem e rótulos utilizados por este estabelecimento industrial e que apresentava um NCV já suspenso.
Ver comentários
Saber mais ASAE Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Bragança economia negócios e finanças saúde bens de consumo alimentação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio