Notícia
Lucros da Navigator recuam 20,5% até Março
As vendas da produtora de pasta e papel aumentaram nos primeiros três meses deste ano. O aumento da taxa efectiva de IRC afectou o resultado líquido.
A The Navigator Company registou um resultado líquido de 35,6 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que significa uma diminuição de 20,5% face aos 44,7 milhões apresentados em Março de 2016.
Em comunicado, a empresa explica o desempenho com o facto de no primeiro trimestre do ano passado ter beneficiado "de uma taxa efectiva de IRC de 16,88%, minorada por benefícios fiscais contratuais entretanto esgotados". Como acrescenta, "a taxa efectiva de imposto no período voltou a situar-se em 27,5%".
Nos primeiros três meses deste ano, a Navigator aumentou em 2,1% as vendas totais para 392,7 milhões de euros.
Como refere o grupo, as vendas de pasta cresceram cerca de 40%, enquanto no "tissue" a subida foi de 23,5%. Também na energia, realça, "depois de ultrapassados os problemas técnicos que afectaram as turbinas das cogerações renováveis de Cacia e Setúbal, as vendas em valor aumentaram cerca de 22%".
O início de 2017 foi ainda marcado pelas primeiras vendas de "pellets" através da operação que o grupo tem nos Estados Unidos.
O EBITDA situou-se em 90,2 milhões, uma descida de 3,6% face ao período homólogo de 2016.
Relativamente aos custos, a Navigator adianta que no âmbito do programa de redução de encargos, no primeiro trimestre deste ano o impacto estimado no EBITDA foi de cerca de 6 milhões.
Até Março os resultados financeiros foram negativos em 3,9 milhões de euros, o que compara com um valor também negativo de 2,7 milhões no primeiro trimestre de 2016.
O grupo reduziu o endividamento líquido até Março em 19,9 milhões para 616,6 milhões de euros.