Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Supervisor dos seguros recomenda certificação para imóveis sobre riscos sísmicos

Relatório com a proposta do modelo de um sistema de cobertura do risco de fenómenos sísmicos tinha sido solicitado pelo anterior executivo. ASF defende certificação sísmica à semelhança da certificação energética.

Margarida Corrêa de Aguiar lidera a Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões. João Cortesão / Cofina Media
03 de Janeiro de 2025 às 11:57
  • ...

A Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) entregou ao Governo uma proposta para a criação de um fundo sísmico em Portugal, em que defende que passe a ser obrigatório um seguro para risco sísmico, como já acontece em Espanha ou em França, e recomenda uma certificação a este nível para imóveis, noticia, esta sexta-feira, o Expresso.

Em causa está um relatório com a proposta do modelo de um sistema de cobertura do risco de fenómenos sísmicos solicitado pelo anterior executivo ao regulador dos seguros, depois de ter sido reconhecido que "o território nacional apresenta uma exposição assinalável ao risco sísmico" e que existe uma "falta de proteção relevante no que se refere à cobertura deste risco" e da ASF ter sido então mandatada para desenvolver os trabalhos necessários para o efeito.

Ao semanário, a presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, adianta que na proposta entregue ao Ministério das Finanças "foram traçados vários cenários para diferentes níveis de severidade: risco reduzido, médio e severo" e coloca a tónica na prevenção, descrita como "fundamental" para que "o risco tenha a menor materialização possível em termos de danos", para defender que "devia haver uma certificação sísmica como existe a certificação energética".

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) imobiliário seguros ASF sismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio