Notícia
Preços de compra e venda de casas pode ter estabilizado
Os preços das casas no mercado nacional de compra e venda de habitação podem estar perto de alcançar um equilíbrio, em Setembro, de acordo com o último inquérito mensal produzido pelo RICS e pela Confidencial Imobiliário.
“Apesar do saldo de respostas relativo aos preços ter recuado ligeiramente, de -22 em Agosto para -26 em Setembro, este foi o 2º melhor resultado alcançado nos últimos 3 anos, o que, associado, à melhoria dos indicadores de actividade, sugere que os preços possam estar próximos de estabilizar”, segundo o RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey (PHMS), divulgado em comunicado.
O PHMS relativo ao mês de Setembro revela que o saldo de respostas relativo a transações se apresentou positivo, pela primeira vez desde o início da série (setembro de 2010).
Em termos regionais, “observaram-se tendências semelhantes na três regiões abrangidas pelo inquérito – Lisboa, Porto e Algarve –, sugerindo que a maior robustez dos dados é ampla e, consequentemente com uma maior probabilidade de se manter”.
Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, sublinha: “Num passado recente, a principal preocupação citada pelos respondentes do PHMS era o comportamento do sector bancário, na medida em que este oferecia condições de empréstimo mais competitivas para o seu próprio stock de propriedades. Actualmente, apesar de tal permanecer, já não se apresenta como o principal problema.”
No mercado de arrendamento, Setembro denotou um crescimento da procura por parte dos inquilinos e das instruções por parte dos proprietários. Consequentemente, o saldo de respostas relativo a expetativas de volume disponível para arrendamento apresentou-se o mais elevado dos últimos 4 meses.
Foram inquiridas 150 empresas e os dados não têm ajustamento da sazonalidade.