Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços das casas subiram 5,9% no segundo trimestre

Continua a tendência de crescimento dos preços das habitações desde o mínimo registado no segundo trimestre de 2012. No segundo trimestre deste ano os preços das casas registaram um crescimento de 5,9% face ao período homólogo, o que traduz a maior subida desde 2010.

Miguel Baltazar/Negócios
25 de Setembro de 2014 às 13:19
  • 5
  • ...

O Índice de Preços da Habitação (IPHab) registou, no segundo trimestre deste ano, uma subida de 5,9% em relação ao período homólogo, dando assim seguimento à tendência de subida dos preços das casas que se vem registando desde o mínimo atingido no segundo trimestre de 2012 (-8,3%). A subida no segundo trimestre foi a mais forte desde 2010.

 

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o IPHab verificou, no segundo trimestre de 2014, uma variação positiva 1,9 pontos percentuais superior à verifiacda no primeiro trimestre deste ano.

 

Ainda no segundo trimestre de 2014, este índice registou um crescimento de 1,6% comparativamente com os primeiros três meses do ano, sendo que a evolução em cadeia entre o último trimestre de 2013 e o primeiro deste ano havia verificado uma subida de 1,3%.

 

O INE explica que no segundo trimestre foram transaccionados 19.637 alojamentos, mais 1,9% do que no período homólogo. Destas transacções, 75% são relativas a alojamentos já existentes. Os aumentos, considerado o mesmo período, relativamente à venda de alojamentos novos foi de 4,5% e de 1% nos alojamentos já existentes.

 

Em termos homólogos, o segundo trimestre deste ano verificou crescimentos dos preços de 6,5% e 5,6% nos alojamentos novos e nos alojamentos já existentes, respectivamente.  

 

Em função da análise do INE também se conclui que diminuiu o peso da variação dos preços dos alojamentos já existentes para a formação da taxa de variação homóloga do IPHab.

 

No segundo trimestre de 2014 esta variação caiu de 70% para 56%. O que também se deve ao facto de os preços dos alojamentos novos ter aumentado 6,5%, enquanto que os preços dos alojamentos já existentes cresceram somente 5,6%.

 

Sob uma perspectiva de análise trimestral, verifica-se portanto que o segundo trimestre deste ano se afirma como o quarto trimestre consecutivo em que se verifica uma taxa de variação trimestral de sinal positivo. Sendo que, em termos trimestrais, o aumento de 1,7% dos preços dos alojamentos já existentes foi maior do que a subida de 1,5% verificada nos preços dos alojamentos novos.

 

Também em termos anuais se verificou, no segundo trimestre de 2014, uma taxa de variação média anual positiva (2,4%), mais 2,1 pontos percentuais do que a taxa registada após o primeiro trimestre deste ano (0,3%). Trata-se assim do segundo resultado consecutivo de sinal positivo.

Ver comentários
Saber mais Índice de Preços da Habitação INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio