Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preço médio das habitações disparou no Algarve e em Lisboa no verão

Entre julho e setembro de 2021, o valor médio das casas vendidas em Portugal fixou-se em 1.311 euros por metro quadrado. Mais 12,2% face ao período homólogo, revela esta terça-feira o INE. No concelho de Lisboa uma habitação nova custou 4.524 euros por metro quadrado.

Portugal está entre os países da União Europeia onde se verifica maior disparidade entre o aumento dos preços das casas e a evolução dos salários.
Sérgio Lemos
01 de Fevereiro de 2022 às 12:06
  • ...

No verão de 2021, o preço médio das habitações disparou, sobretudo no Algarve e na área metropolitana de Lisboa. Entre julho e setembro de 2021, o preço médio das casas vendidas em Portugal foi 1.311 euros por metro quadrado. Mais 12,2% face ao período homólogo e uma subida de 6,8% em relação ao trimestre anterior de 2021, revela esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).


De acordo com os dados divulgados, durante o terceiro trimestre de 2021, o preço médio das habitações vendidas no Algarve ficou acima da média nacional com 2.057 euros por metro quadrado, e com um crescimento de 13,9% face ao período homólogo, acima do aumento médio a nível nacional.


Sem surpresas, durante julho e setembro, a área metropolitana de Lisboa é a segunda região a apresentar os valores mais altos nas habitações vendidas com uma média de 1.823 euros por metro quadrado, nos 18 municípios.


Nesta região, os preços aumentaram em 8 dos 11 municípios com mais de 100 mil habitantes, sobretudo no concelho de Lisboa, onde o valor médio das habitações foi 3.592 euros por metro quadrado. Esta média resulta do valor das habitações novas vendidas que se fixou em 4.524 euros por metro quadrado e dos 3.335 euros por metro quadrado nos imóveis já existentes.


O INE também destaca Cascais com 3.100 euros por metro quadrado, subindo 14,1% face ao período homólogo, Oeiras onde o valor médio foi de 2.618 euros por metro quadrado e Odivelas com 2.190 euros por metro quadrado, com subidas acima da média nacional, evidenciando-se ainda Vila Franca de Xira a disparar 18,6% no valor das casas vendidas.


No reverso, face ao período homólogo, o valor médio das casas desceu em três concelhos da área metropolitana de Lisboa: Setúbal, Almada e Loures.


Na Madeira os valores médios das habitações alienadas entre julho e setembro, fixou-se em 1.397 euros por metro quadrado e na área metropolitana do Porto em 1.364 euros por metro quadrado, onde apenas os concelhos de Santa Maria da Feira e Gondomar subiram os valores médios das habitações, mas ficando abaixo da subida média nacional.


Na região do Grande Porto os valores médios desceram em quatro concelhos face ao período homólogo: na Maia, em Vila Nova de Gaia, em Matosinhos e no Porto.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio