Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Número de casas vendidas diminui no segundo trimestre mas preço aumenta

O índice de preços da habitação, divulgado pelo INE, cresceu 8,75 em termos homólogos no segundo trimestre. O número de transações no mesmo período diminuiu 22,9%.

A maior dificuldade no acesso a crédito tem levado a um abrandamento dos valores pagos na aquisição de habitação.
Alexandre Azevedo
21 de Setembro de 2023 às 11:38
  • 4
  • ...
Os preços da habitação continuaram a subir a uma velocidade idêntica ao trimestre anterior e cresceram 8,7% no segundo trimestre do ano em termos homólogos, divulgou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Neste período, os preços das habitações existentes aumentaram a um ritmo superior ao das habitações novas, 9% e 8%, respetivamente", detalha o instituto.

Já em relação ao trimestre anterior, o índice de preços da habitação aumentou 3,1%, o que compara com um aumento trimestral de 1,3% nos primeiros três meses do ano. Mais uma vez, por categoria, os preços dos alojamentos existentes tiveram um aumento de 3,2%, superior aos alojamentos novos (2,8%).

Apesar do aumento dos preços, o número de transações entre abril e junho de 2023, bem como o montante, diminuíram face a igual período de 2022. Foram transacionadas 33.624 habitações com um valor total de 6,9 mil milhões de euros. Tal representa uma descida de 22,9% e 16,9%, respetivamente, em termos homólogos.

No segundo trimestre do ano as famílias adquiriram 28.732 habitações por 5,8 mil milhões de euros, perfazendo a maioria, quer em termos nominais (85,5%), quer em termos de montante (83,8%).

"As transações de alojamentos envolvendo compradores com um domicílio fiscal fora do território nacional fixaram-se em 2.535 unidades, (7,5% do total), representando uma redução homóloga de 8,9%", indica o INE.
Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE construção e obras públicas imobiliário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio