Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investimento imobiliário em Portugal aumenta 198% em 2013

O mercado imobiliário começa a recuperar em Portugal. No ano passado, o investimento aumentou 198%, para os 322 milhões de euros, segundo o relatório da Cushman & Wakefield.

Miguel Baltazar/Negócios
14 de Março de 2014 às 10:44
  • 1
  • ...

A consultora imobiliária no Atlas Internacional de Investimento, publicado esta sexta-feira, refere que “em Portugal o ano de 2013 demonstrou duas realidades muito distintas no que se refere à actividade de investimento imobiliário”.

 

O mercado nacional, nos primeiros nove meses, e à semelhança dos últimos anos, assistiu à estagnação do sector, mas no último trimestre iniciou-se o período de retoma da actividade de investimento imobiliário em Portugal.

 

Assim, de Outubro a Dezembro foram fechados negócios de investimento imobiliário que confirmaram o regresso a Portugal dos investidores institucionais, e a evolução negativa da procura que se verificava desde 2008 foi invertida.

 

De Janeiro a Dezembro foram transacionados em Portugal um total de 322 milhões de euros em activos de imobiliário comercial, o triplo do volume registado em 2012, e quase o dobro dos 167 milhões de euros transacionados em 2011.

 

"O ano foi caracterizado pelo regresso ao mercado dos fundos de investimento imobiliário alemães, tidos como os mais avessos ao risco. No que se refere aos valores de mercado, as 'yields' referentes aos produtos 'prime' de referência nos setores de retalho e industrial mantiveram-se estáveis, mas as 'yields' do sector de escritórios, claramente o mais procurado pelos investidores institucionais, acusaram a primeira correcção em baixa desde 2007, tendo descido em 25 pontos base".

 

O volume global de investimento no sector imobiliário ascendeu a 1,18 biliões de dólares (859 mil milhões de euros) em 2013, um aumento de 22,6% em relação a 2012, sendo este o valor mais elevado desde 2007.

 

"A actividade de investimento no sector imobiliário assistiu a um ponto de viragem em 2013", refere a consultora imobiliária.

 

A Ásia liderou em termos de volume de negócios, devido ao crescimento de mercados como a China, Japão e Austrália. A região Europa Médio Oriente e África, o Reino Unido e a Alemanha foram os principais responsáveis pelo crescimento.

Ver comentários
Saber mais Atlas Internacional de Investimento Portugal imobiliário Cushman & Wakefield
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio