Notícia
Imobiliária de herdeira da Zara com prejuízos de 43 milhões em 2023
A Ferrado Inmuebles, imobiliária de Sandra Ortega, a herdeira do império Inditex, voltou aos números vermelhos no ano passado. As contas foram penalizadas pelos efeitos cambiais e pela desvalorização de ativos.
A imobiliária de Sandra Ortega, herdeira do império Inditex - dona da Zara, Pull&Bear e Bershka -, fechou o ano passado com prejuízos de 43,3 milhões de euros, o que compara com os lucros de 11,5 milhões de 2022.
Segundo o site especializado em imobiliário Eje Prime, a Ferrado Inmuebles até aumentou em 21% o volume de negócios, para 17 milhões de euros, tendo as receitas de arrendamento subido para 10,9 milhões. Contudo, as subidas nas taxas de desconto e o efeito cambial do dólar levaram a uma redução significativa na avaliação dos ativos imobiliários detidos.
A desvalorização dos imóveis da empresa ascendeu a 52,4 milhões de euros, mas a empresa considera que "esta situação é conjuntural e cíclica e não terá impacto nos fluxos de caixa da Ferrado Inmuebles, já que não nos encontramos vendedores dos imóveis que desvalorizaram".
O portefólio da empresa está disperso por Espanha, EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria e Portugal. Em Portugal, Sandra Ortega tem em curso um importante projeto turístico, o "Na Praia", em Troia.
O investimento imobiliário da companhia, ainda assim, aumentou em 50,9 milhões de euros no ano passado, totalizando 210,9 milhões.
Notícia corrigida às 11h38 de 30 de agosto