Notícia
Habitação: Programa Porta 65 Jovem tem 20 milhões para este ano
A dotação para o programa de arrendamento jovem Porta 65 para este ano é de 20 milhões de euros, revelou o Governo.
A dotação para o programa Porta 65 para este ano é de 20 milhões de euros, revelou esta segunda-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação durante o debate orçamental na especialidade.
Questionado pelo Bloco de Esquerda, Pedro Nuno Santos indicou que a dotação para este ano do programa de apoio ao arrendamento jovem é superior em "dois milhões de euros face ao ano passado".
O governante reconheceu que gostaria de ter uma dotação superior para a área da habitação, mas lembrou que o montante duplicou face ao existente.
O ministro indicou ainda que o Governo optou por não separar explicitamente os montantes para os programas 1.º Direito e Arrendamento Acessível, de forma "a ter margem para ajustar as afetações às necessidades de cada um dos programas".
Ainda sobre a habitação, o debate aqueceu entre o governante e João Cotrim de Figueiredo, do Iniciativa Liberal, após o deputado ter apontado o agravamento fiscal que o Orçamento do Estado propõe para os proprietários de alojamento local em zonas de contenção.
Pedro Nuno Santos salientou as "diferenças ideológicas" face ao deputado liberal e retorquiu que "o arrendamento tradicional é tributado a 28%, o alojamento local era taxado a 9% em termos efetivos, agora continuará a ser beneficiado porque será tributado a 14%".
A secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, detalhou, por seu turno, que o programa de arrendamento acessível conta atualmente com 117 contratos, um número que confia irá aumentar significativamente.
"Neste momento estão a ser criadas as condições para o arrendamento acessível entre em pleno funcionamento", disse.