Notícia
Fundo do Banco Best e Square compra instalações da Plastimar em Santo Tirso
A operação de "sale & leaseback" foi fechada em dezembro do ano passado.
O Property Core Real Estate Fund, fundo de investimento imobiliário aberto do Banco Best e da Square Asset Management (Square AM), comprou a unidade industrial da BEWI Plastimar em Santo Tirso, informou esta sexta-feira o fundo português em comunicado.
O negócio foi fechado em dezembro do ano passado por um valor de 8,7 milhões de euros. A venda foi assessorada pela Cushman & Wakefield.
A operação de sale & leaseback prevê que a multinacional fabricante de embalagens, componentes automóveis e soluções de isolamento passe agora a ser arrendatária do imóvel, pelo período de 15 anos
A unidade industrial tem uma áre total de 14.500 metros quadrados e "conta com mais de 1500 painéis fotovoltaicos, integrados numa unidade de autoconsumo coletivo, produzindo 1 112 085 kWh por ano. O autoconsumo anual estimado é de 64%".
"É com grande entusiasmo que anunciamos a conclusão desta transação de investimento, evidenciando que o setor industrial e logístico é dos mais resilientes do mercado e continua a ser alvo de bastante interesse por parte dos investidores nacionais e internacionais", refere Diogo Lopo, Senior Consultant e Head of Industrial & Logistics Investment na Cushman & Wakefield, citado no comunicado.
"Foi com enorme satisfação que assessorámos a Plastimar na venda da sua unidade de Santo Tirso, contribuindo para a dinamização deste mercado no Grande Porto", acrescenta.
Já Nuno Nunes, Chief Investment Officer da Square AM, considera que "esta aquisição reforça a política do fundo de investir em setores menos voláteis aos ciclos económicos, suportando igualmente o desenvolvimento do setor industrial em Portugal, setor este com forte impacto na criação de emprego e consolidação de comunidades fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto".
O managind director da BEWI Plastimar, Carlos Santos, assinala, por seu turno, que "esta iniciativa reflete uma visão estratégica de longo prazo, orientada para a criação de um ambiente que favoreça a captação de novos negócios, impulsione a inovação e consolide a nossa posição no mercado".
O Property Core Real Estate Fund adquiriu, também no último trimestre do ano passado, um imóvel comercial em Sintra arrendado ao Pingo Doce.
O fundo atingiu, assim, mais de 123 milhões de euros em ativos sob gestão em Portugal e em Espanha em quatro anos de atividade.