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Fogos novos representam 42% das vendas na AM Lisboa

A Confidencial Imobiliário é detentora do Sistema de Informação Residencial SIR que recolhe e analisa informação estatística sobre a oferta e as vendas de imóveis residenciais. Segundo o qual as vendas de alojamentos novos ganharam importância no 4º trimestre de 2008, relativamente ao trimestre anterior, passando de 33% para 42% na estrutura de alojamentos disponíveis.

22 de Junho de 2009 às 19:38
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A Confidencial Imobiliário é detentora do Sistema de Informação Residencial – SIR – que recolhe e analisa informação estatística sobre a oferta e as vendas de imóveis residenciais, nas grandes áreas metropolitanas e no Algarve.

Para a Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), no 4º trimestre de 2008, existiam 59 empresas de promoção e mediação imobiliária que forneceram dados para o sistema, com uma oferta conjunta de cerca de 44 mil imóveis, sendo o valor médio dos imóveis registados na base de dados, no 4º trimestre, de 1 765 €/m2.

Os apartamentos constituíam cerca de 83% do total da oferta de imóveis disponíveis Representando Lisboa o concelho com valores médios mais elevados, a zona da Baixa atinge o valor médio máximo de 3 600 €/m2. Estoril/Cascais é a única zona fora de Lisboa que apresenta valores médios que a colocam entre as quinze zonas mais caras da AM Lisboa.


Volume e Preço

O ano de 2008 reflecte um abrandamento da dinâmica de vendas face ao ano anterior, com o último trimestre do ano a registar o pior resultado. Durante o ano passado, mais de metade das vendas tiveram lugar no 1º semestre, com 24% a concentrarem-se no 3º trimestre e cerca de 20% no último trimestre, assistindo-se ao desacelerar do ritmo das vendas. Ao nível metropolitano, o peso de Lisboa no total das vendas, baixou de 33%, em 2007, para 29% no último ano. Pelo contrário, Cascais e Oeiras aumentaram a sua expressão nas vendas, passando para 15% do total.

A Margem Norte incrementa em 9 pontos percentuais o peso nas vendas, representando 32% do total metropolitano em 2008. Pelo contrário, a Margem Sul reduz em 7 pontos percentuais a sua importância no volume vendido, para igual período de análise. As vendas de alojamentos novos ganharam importância no 4º trimestre de 2008, relativamente ao trimestre anterior, passando de 33% para 42% na estrutura de alojamentos disponíveis. Na evolução trimestral os alojamentos novos e usados registam aumento do preço de venda a par de uma redução do valor de oferta.



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