Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Uniper com prejuízos históricos de 40 mil milhões antes de ser nacionalizada

A energética alemã Uniper registou nos primeiros nove meses do ano um prejuízo de 40 mil milhões. A diretora financeira explica que parte dessas perdas se deveram à compra de gás a preços mais elevados no mercado "spot".

energética alemã Uniper
03 de Novembro de 2022 às 11:33
  • ...
A Uniper, energética alemã que prestes a ser nacionalizada, registou um prejuízo de 40 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano - uma das maiores quebras de receitas de que há registo na história da indústria alemã.

Entre os motivos para esta perda avolumada está a guerra na Ucrânia e o fim da exportação de gás russo, através do Nord Stream 1, para a Alemanha.

Desde o início do ano, a Uniper já perdeu 93% do seu valor em bolsa, passando de um valor de mercado de 15,2 mil milhões de euros para 1,14 mil milhões.

Os nossos números mostram "grandes cicatrizes nos nossos resultados financeiros", foi o que explicou a diretora financeira da empresa, Tiina Tuomela, esclarecendo que um pacote de estabilização estava a ser finalizado junto do governo alemão.

A responsável explicou ainda que cerca de 10 mil milhões de euros foram usados para a compra de gás no mercado "spot" a preços muito mais elevados.

Tuomela explicou que o foco estava agora numa reposição de um imposto sobre o gás, que tinha sido cancelado, mas seria um instrumento que ia permitir passar as grandes perdas das energéticas para o governo alemão.

Ao mesmo tempo a energética ameaçou a Gazprom, fornecedora de gás russo, com um processo em tribunal e, de acordo com a Reuters, está a planear se avança ou não. Em causa estará a falta de justificação nos cortes de gás realizados.
Ver comentários
Saber mais Uniper Tiina Tuomela política economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio