Notícia
Tarifa social de electricidade e gás natural já é automática
Não vai ser preciso solicitar o apoio a partir de hoje. O cruzamento de dados entre os fornecedores energéticos e a administração pública vai permitir que as famílias possam sentir automaticamente o desconto nas suas facturas. Já a partir de Agosto.
O acesso à tarifa social de electricidade e gás natural passa a ser automático a partir desta sexta-feira, 1 de Julho.
Assim, na factura da electricidade, passam a beneficiar desta medida 630 mil famílias carenciadas. No gás natural são 31 mil.
A tarifa social destina-se a proteger as famílias em situação económica considerada mais vulnerável. O acesso automático à mesma foi aprovado pelo Governo no passado mês de Junho.
A medida permite obter descontos de 33,8% na electricidade e 31,2% no gás natural. Numa factura de 35 euros de electricidade, por exemplo, a poupança ronda os 15 euros.
O Governo prevê que o impacto deste novo mecanismo se faça sentir já na factura de Agosto, resultando do cruzamento de dados entre empresas, segurança social e autoridade tributária.
A tarifa social na electricidade e gás natural tem como objectivo atingir um milhão de agregados familiares pobres, um número acima dos 180 mil que actualmente beneficiam deste incentivo.